Um erro na leitura do sensor de glicose utilizado por Alexander Zverev afetou o controle do diabetes tipo 1 do tenista durante a semifinal do ATP 500 de Halle, na Alemanha. Após a derrota para Taylor Fritz no sábado (20), o alemão, que convive com diabetes, afirmou que o equipamento indicou níveis elevados de glicose quando, na realidade, os índices estavam baixos. A informação incorreta o levou a aplicar mais insulina do que precisava antes da partida.
Número 3 do ranking mundial, Zverev acabou derrotado por Fritz por 6/7 (4-7), 6/4 e 7/5, em uma partida com duração de 2 horas e 39 minutos.

Sensor indicou glicose alta quando os níveis estavam baixos
Na entrevista coletiva após o jogo, Zverev explicou que o sensor apresentou uma leitura incompatível com sua condição real.
Segundo o tenista, o equipamento mostrava níveis altos de glicose. Com base nessa informação, ele aplicou insulina para corrigir o que acreditava ser uma alta da glicose. No entanto, os níveis estavam baixos.
“Tive problemas enormes com o açúcar porque o sensor me deu uma leitura completamente incorreta. Indicava valores muito altos quando, na verdade, estavam baixos. Então injetei muito mais insulina do que deveria”, afirmou.
O excesso de insulina contribuiu para a queda dos níveis de glicose durante a partida, obrigando o atleta a fazer correções constantes para evitar que permanecesse com glicose baixa.
Tenista consumiu até 350 gramas de açúcar durante o jogo
Para elevar a glicose ao longo da partida, Zverev relatou que precisou consumir grandes quantidades de açúcar e bebidas com glicose.
Segundo ele, somente nos primeiros 45 minutos do confronto foram consumidos cerca de 350 gramas de açúcar.
“Durante os primeiros 45 minutos da partida, tive que consumir cerca de 350 gramas de açúcar. Eu me sentia absolutamente péssimo”, declarou.
O alemão afirmou que passou boa parte do jogo tentando corrigir os níveis de glicose. De acordo com ele, quem assistir à partida perceberá que ele consumiu uma bebida com glicose após a outra durante praticamente todo o confronto.
Além disso, Zverev explicou que a quantidade de açúcar ingerida trouxe dificuldades físicas durante a disputa.
“No fim, consumi entre 300 e 350 gramas de açúcar. Isso é muito complicado de administrar. É como se alguém bebesse uma quantidade enorme de refrigerante durante uma partida”, relatou.
Problema afetou desempenho físico em quadra
Zverev relacionou o episódio às dificuldades apresentadas principalmente no segundo e no terceiro sets.
Segundo o tenista, o problema não estava ligado às dores físicas tratadas pelos médicos durante a partida, mas sim ao controle da glicose.
“Essa foi realmente a razão pela qual eu não estava fisicamente presente no segundo set e também tive muita dificuldade no terceiro”, afirmou.
Apesar disso, ele reconheceu o desempenho de Taylor Fritz e disse que o adversário foi superior no confronto.
“Ele jogou melhor do que eu hoje. Esteve mais presente, mais fresco, se movimentou melhor e mereceu a vitória.”
Primeira falha relatada em quase dez anos de uso
Diagnosticado com diabetes tipo 1 aos quatro anos de idade, Zverev utiliza tecnologia da Medtronic para acompanhar os níveis de glicose e auxiliar o tratamento da condição.
Segundo o alemão, esta foi a primeira vez que enfrentou um problema desse tipo desde que começou a utilizar sensores de monitoramento.
“Uso esse tipo de sensor desde 2016 ou 2017 e, em nove anos, nunca tinha visto um erro tão grande.”
O relato chama atenção porque partiu de um usuário que utiliza a tecnologia diariamente há vários anos e que convive com diabetes tipo 1 desde a infância.
Eliminação não muda preparação para Wimbledon
Mesmo com a derrota em Halle, Zverev afirmou que segue confiante para Wimbledon, terceiro Grand Slam da temporada, que será disputado entre 29 de junho e 12 de julho.
O alemão avaliou que apresentou um bom nível de tênis ao longo da semana e destacou que os torneios preparatórios são importantes para seu desempenho antes das principais competições do circuito.
“Para mim, os torneios preparatórios sempre ajudam. Eu preciso competir antes de um Grand Slam”, afirmou.
Segundo o tenista, a eliminação não altera sua preparação para Wimbledon e o episódio envolvendo o sensor não representa uma preocupação para a sequência da temporada.