Close Menu
Um Diabético

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Agulha de 4 mm pode ser usada por qualquer pessoa com diabetes? Enfermeiras explicam

    11 de agosto de 2026

    Cuscuz no café da manhã: nutricionista explica a melhor combinação para quem tem diabetes

    11 de agosto de 2026

    Diabetes pode afetar as artérias do coração sem dar sinais; cardiologista explica como evitar

    10 de agosto de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    Instagram YouTube Spotify LinkedIn TikTok WhatsApp
    Um Diabético
    terça-feira, agosto 11
    • Home
    • Quem Somos
    • Últimas Notícias
    • Vídeos
    • PodCasts
    • Projetos Especiais
      • Diabetes Informa
      • Todos pelo Diabetes
      • Retrato – O Brasil que Depende de Insulina
      • Sim, Diabético!​
      • Juntos por Você
    • Contato
    Um Diabético
    Início - Manga: Estudo diz que a fruta pode reduzir o risco de desenvolver o diabetes
    Alimentação

    Manga: Estudo diz que a fruta pode reduzir o risco de desenvolver o diabetes

    Redação29 de setembro de 2025Nenhum comentário4 Mins Read
    Compartilhe WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Telegram Copy Link
    manga
    A manga, rica em nutrientes e fibras, mostrou-se mais benéfica que um lanche com menos açúcar para quem tem pré-diabetes
    Envie
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Telegram Copy Link

    A escolha de um lanche nem sempre é simples. Isto acontece principalmente quando a opção mais doce traz benefícios inesperados. Imagine, por exemplo, ter duas opções: uma com sete gramas de açúcar e outra com mais de 30 gramas. Qual você escolheria? A resposta ideal pode surpreender. Uma pesquisa recente da George Mason University, dos Estados Unidos, sugere que menos açúcar não significa ser automaticamente mais saudável. Pensando nisso, surge outra pergunta: o consumo diário de manga pode ser uma estratégia alimentar prática para a prevenção do diabetes?

    Muitas pessoas atualmente vivem com pré-diabetes. Para elas, uma fruta tropical que ajuda a reduzir o risco de desenvolver o diabetes parece quase inacreditável. As frutas tropicais contêm de dez a 50 gramas de açúcar. A manga se posiciona na extremidade superior desse espectro. No entanto, a pesquisa da nutricionista clínica Raedeh Basiri aponta em outra direção. Portanto, o consumo diário de manga pode ser uma estratégia alimentar prática para a prevenção do diabetes.

    Não é só o açúcar que importa: O poder do alimento integral

    O foco apenas na quantidade de açúcar pode ser enganoso. “Não é apenas o teor de açúcar que importa, mas o contexto alimentar geral“, explicou Basiri, professora assistente no Departamento de Nutrição e Estudos Alimentares da George Mason.

    Este estudo representa o primeiro ensaio clínico de longo prazo a demonstrar benefícios metabólicos e de composição corporal da manga em quem tem pré-diabetes. A questão central é clara: é muito mais do que apenas o açúcar. O consumo diário de manga pode ser uma estratégia alimentar prática para a prevenção do diabetes.

    Os açúcares encontrados naturalmente na manga, e em outras frutas, vêm acompanhados por fibras e outros nutrientes essenciais que trazem benefícios adicionais à saúde. Por outro lado, alimentos com açúcar adicionado, como cereais matinais e até mesmo certas opções de lanches com baixo teor de açúcar, podem não oferecer o mesmo valor nutricional e, às vezes, até elevar o risco do diabetes.

    “O objetivo é incentivar as pessoas a incluírem frutas inteiras, como a manga, como parte de um comportamento alimentar saudável e de estratégias dietéticas práticas para a prevenção do diabetes“, afirmou Basiri. Ela aconselha que indivíduos com alto risco do diabetes não se concentrem somente no teor de açúcar dos alimentos, mas também na maneira como os açúcares são entregues.

    Resultados do estudo: Manga versus barra de cereal

    Os pesquisadores dividiram os participantes do estudo em dois grupos. Um grupo consumiu uma manga fresca diariamente, enquanto o outro recebeu uma barra de cereal com baixo teor de açúcar por dia. Durante seis meses, a equipe de Basiri monitorou os níveis de glicose no sangue dos participantes, suas respostas corporais à insulina e a gordura corporal.

    Na conclusão do ensaio, os resultados foram favoráveis à manga (que continha 32 gramas de açúcar) em comparação com a barra de cereal com baixo teor de açúcar (com 11 gramas de açúcar).

    O grupo que comeu manga diariamente mostrou uma melhora no controle da glicose no sangue, uma sensibilidade à insulina aprimorada e uma redução da gordura corporal.

    Assim, o consumo diário de manga pode ser uma estratégia alimentar prática para a prevenção do diabetes. Mas, lembre-se, antes de sair comendo manga todo dia, consulte sempre um nutricionista ou médico de confiança, só um profissional adequado para cada caso poderá definir se esta estratégia é adequada para você.

    Fonte da pesquisa: O estudo intitulado “Daily Mango Intake Improves Glycemic and Body Composition Outcomes in Adults with Prediabetes: A Randomized Controlled Study” (O consumo diário de manga melhora os resultados glicêmicos e de composição corporal em adultos com pré-diabetes: um estudo randomizado controlado) foi publicado na revista Foods em agosto de 2025 (DOI: 10.3390/foods14172971). A pesquisa recebeu financiamento do National Mango Board, que, no entanto, não teve papel na concepção, coleta, análise ou interpretação dos dados do estudo. A autora principal é Raedeh Basiri, da George Mason University.

    açúcar Alimento Alimento integral controle glicêmico Destaque Home Estados Unidos fruta George Mason University Manga nutrição pré-diabetes
    Share. WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Telegram Copy Link
    Redação

    Relacionadas

    Agulha de 4 mm pode ser usada por qualquer pessoa com diabetes? Enfermeiras explicam

    11 de agosto de 2026

    Cuscuz no café da manhã: nutricionista explica a melhor combinação para quem tem diabetes

    11 de agosto de 2026

    Diabetes pode afetar as artérias do coração sem dar sinais; cardiologista explica como evitar

    10 de agosto de 2026

    Aparecida de Goiânia recebe primeiro lote de insulina glargina pelo SUS; veja quem pode receber

    10 de agosto de 2026
    Últimas Notícias

    Agulha de 4 mm pode ser usada por qualquer pessoa com diabetes? Enfermeiras explicam

    11 de agosto de 2026

    Cuscuz no café da manhã: nutricionista explica a melhor combinação para quem tem diabetes

    11 de agosto de 2026

    Diabetes pode afetar as artérias do coração sem dar sinais; cardiologista explica como evitar

    10 de agosto de 2026

    Aparecida de Goiânia recebe primeiro lote de insulina glargina pelo SUS; veja quem pode receber

    10 de agosto de 2026
    Siga UmDiabetico
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Spotify

    Sua fonte para notícias sobre saúde e bem-estar do diabético. Este site foi criado para oferecer informações atualizadas e relevantes sobre diabetes, alimentação saudável, tratamentos, tecnologia e qualidade de vida. Nosso objetivo é trazer conteúdos confiáveis para ajudar você a viver melhor e com mais equilíbrio.

    Estamos abertos a novas parcerias no momento.
    Entre em Contato

    Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp TikTok
    Últimas Notícias

    Agulha de 4 mm pode ser usada por qualquer pessoa com diabetes? Enfermeiras explicam

    11 de agosto de 2026

    Cuscuz no café da manhã: nutricionista explica a melhor combinação para quem tem diabetes

    11 de agosto de 2026

    Diabetes pode afetar as artérias do coração sem dar sinais; cardiologista explica como evitar

    10 de agosto de 2026
    Ouça nosso Podcast
    • Home
    • Quem Somos
    • Últimas Notícias
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Projetos Especiais
    • Contato
    © 2026 UmDiabetico.com.br - Feito por 👨‍💻 Nélio Castro

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com isso.