Estação Barra Funda recebe campanha “Diabetes no Alvo”

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Da Redação

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A ADJ Diabetes Brasil promove mais uma campanha para lembrar o Dia Mundial do Diabetes. As ações de prevenção e conscientização para a população ocorrem na Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, em São Paulo, nesta quarta, 29, até às 18h.

Serão realizados gratuitamente testes de glicemia, peso, altura, circunferência da cintura e questionário de avaliação de risco de desenvolver diabetes. Os resultados saem na hora, e os casos fora de parâmetros serão encaminhados para orientação no local. Aqueles que já tiverem diabetes ou pré-diabetes podem agendar atendimento gratuito na ADJ Diabetes Brasil.

O diabetes possui duas formas mais comuns, os tipos 1 e 2, além do diabetes gestacional. Com a falta de prevenção e tratamento adequado, o diabetes pode levar a condições mais sérias como problemas cardíacos, falência renal, cegueira e amputação dos pés, acarretando no aumento da população improdutiva e altos custos para o sistema de saúde.

Conforme números divulgados pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), em 2021 no Atlas do Diabetes, mais de 15 milhões de adultos no País são afetados pela doença. O gasto com saúde relacionado ao diabetes no Brasil atingiu US$ 42,9 bilhões em 2021, o terceiro maior do mundo. Quase 18 milhões de adultos no País apresentam alto risco de desenvolver diabetes tipo 2.

De acordo com a IDF, o Brasil é o sexto em número de pessoas com a condição no mundo, atrás da China, Índia, Paquistão, Estados Unidos e Indonésia. De 2013 para 2019, houve um aumento de 36% da prevalência no País. Os dados mais recentes indicam a existência de mais de 32 milhões de brasileiros com diabetes ou pré-diabetes, sendo que 31,9% dos 15,7 milhões de pessoas com diabetes no Brasil ainda não foram diagnosticados.

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