Diabético pode comer milho?

Alimentação

Huumm, dá para imaginar diversas formas de comer ou incluir milho na alimentação, não é? Mas, poucas pessoas procuram saber sobre as propriedades nutricionais do amarelinho. E, para os diabéticos, surge a dúvida: pode ou não pode comer?

Da Redação Um Diabético

Milho não é salada!

A quantidade de carboidrato no milho é semelhante à do arroz. Então, atenção na hora de consumir!

De cara, a primeira informação pode ser surpreendente para muitas pessoas. Mas é isso: milho não é salada, milho é carboidrato! A Carol Netto, nutricionista, deixou claro que o alimento tem proteína vegetal e fibra, mas a quantidade de carboidrato não pode ser ignorada.

E quando falamos em carboidrato, já sabemos que a situação é mais delicada para o diabético, que deve fazer o controle da quantidade consumida para que não sofra um pico de glicemia no organismo.

A Carol Netto, para nos ajudar entender a quantidade de carboidrato presente no milho, disse que – nesse sentido – o alimento é bem parecido com o arroz. Inclusive, a dica é não comer os dois juntos ou colocar apenas metade da quantidade cada ingrediente no prato para que a soma final fique dentro do ideal.

A nutricionista Carol Netto

ATENÇÃO AOS ACOMPANHAMENTOS
A versatilidade do milho é um dos motivos de ser um alimento tão querido. Refogado, assado ou cozido, também é uma delícia em pratos como pamonha, cural e bolo!

Mas é preciso consciência e muito autocontrole na hora de dosar a quantidade do milho. Não podemos esquecer que as calorias dos acompanhamentos tradicionais também devem ser contabilizados.

Tom Bueno, apresentador do canal Um Diabético. confira aqui o vídeo sobre o consumo de milho

O famoso milho quentinho com manteiga derretendo? Uma delícia, não é?! Mas, enquanto cem gramas de milho têm, em média, 15 gramas de carboidrato, se você coloca a manteiga está incluindo gordura à sua refeição. Isso vai provocar um retardamento da subida da glicose, até, cerca de três horas depois, ela subir de uma vez! Um perigo que pode ser evitado.

Então, sim, o diabético pode comer milho, mas com moderação e consciência das demais escolhas do prato. O monitoramento da glicose, duas horas antes e duas depois, também é importante para saber como o milho impactou no controle da sua glicemia.

Orientações dadas, conta pra gente: como você prefere comer milho? E como faz pra que ele não se torne o vilão do seu controle glicêmico?

Responda nos comentários.

3 comentários em “Diabético pode comer milho?

  1. SOU DIABETICO TOMO XIGDUO 5/1000 MG , E GLINFAGEM 60 MG , MESMO ASSIM A DIABTES GLICADA ESTA EM 69 MG SEI LA DE MANHA 140 MG . O QUE DEVO FAZER ?

  2. Sou pré diabetica posso comer tomate e milho cozido bolacha água e sal batata doce ou comum ovo cozido golo quiabo cuscus

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *