Quem tem diabetes pode comer sobremesa? Saiba a verdade

Alimentação

Sabe-se que o diabetes é uma condição crônica de saúde que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Pessoas que convivem com a doença devem tomar cuidados especiais com a saúde, sobretudo com a alimentação. 

E quando o assunto é alimentação, é de conhecimento das pessoas que convivem com o diabetes que é fundamental realizar o controle dos carboidratos simples, como o açúcar de mesa, açúcar do leite e farinha branca, devido ao alto índice glicêmico.

Esses açúcares citados costumam compor a maioria das sobremesas tradicionais, portanto, é uma dúvida da maioria das pessoas: afinal, quem convive com diabetes pode comer sobremesa? Se sim, quais são as indicadas? É isso que abordaremos neste artigo!

Sobremesas: são liberadas para pessoas que convivem com diabetes?

Como já abordado anteriormente, as sobremesas tradicionais são ricas em carboidratos simples e diversos tipos de açúcares de rápida absorção, contendo índices glicêmicos elevados. 

Uma opção bastante saudável e indicada de sobremesa para os diabéticos é substituir as sobremesas processadas industrialmente por frutas, como maçã, pera, cerejas, laranjas, demais frutas cítricas e vermelhas, pois isso reduz o açúcar contido na receita, tornando mais saudáveis e adequadas para os diabéticos. Além disso, trocar a sobremesa por apenas uma fruta fresca, é uma ótima opção também.

O portal Um Diabético consultou a nutricionista especialista em diabetes Carol Netto, e ela fez algumas indicações de sobremesas para quem convive com diabetes:

Uma indicação saudável e de baixa caloria para incluir na composição de receitas ou, até mesmo, consumir isoladamente é a gelatina sem açúcar que normalmente é zero açúcar e zero calorias.

Uma excelente escolha para quem procura um sabor mais adocicado, é o picolé de frutas feito com o suco da fruta, um pouco de açúcar e água, costuma ter em média: 15g de carboidratos, o equivalente a uma fruta. É sempre interessante olhar as indicações de rótulo para entender se há algum ingrediente a mais que possa aumentar o índice glicêmico do picolé.

Um chocolate pequeno meio amargo tem aproximadamente 30g de carboidratos e pode ser consumido 1 vez ao dia. Por não conter fibras e nutrientes, ele deve ser consumido com moderação.

Como ninguém é de ferro, caso a receita da sobremesa tenha chocolate, o ideal é que escolha sempre o chocolate amargo (com 70% de cacau, ou superior), pois possui menos açúcar que o chocolate ao leite, por exemplo. 

E, para consumir as receitas tradicionais, é possível realizar a substituição do açúcar refinado ou tradicional por adoçantes naturais, como stevia ou eritritol, que substituem os açúcares de mesa. 

E quais são as melhores frutas para o consumo dos diabéticos?

As frutas são vistas como a melhor opção de substituição de uma sobremesa, quando bate aquela vontade de um docinho! 

Segundo a ANAD (Associação Nacional de Atenção ao Diabetes), existem 5 frutas que são consideradas as melhores para as pessoas que convivem com o diabetes, considerando os seus benefícios para a saúde. São elas: 

  • Berry (mirtilos, amoras, framboesas…) – Essas frutinhas maravilhosas são super alimentos para o diabetes! Elas são carregadas com antioxidantes, vitaminas e fibras. Quer mais? Uma porção de berries (equivalente a ¾ xícara) possui 62 calorias e 16 gramas de carboidratos (variando por tipo de Berry). Recomendamos como acompanhamento iogurte grego natural com uma porção de berries no café da manhã ou sobremesa!
  • Cerejas – Cerejas são deliciosas e boas para você! Esta pequena fruta é baixa em carboidratos e índice glicêmico. Uma porção de cerejas (em torno de 12 unidades) tem 59 calorias e 14 gramas de carboidratos. Você quer saber quais são os benefícios à sua saúde? As cerejas são carregadas com agentes antiinflamatórios, mais do que qualquer outra fruta. Estes agentes do bem ajudam a prevenir contra a obesidade, doenças cardíacas e câncer.
  • Laranjas – As laranjas são clássicas e nós amamos esta fruta totalmente! Elas são carregadas com vitamina C e ajudam a dar suporte ao sistema imunológico. Além disso, elas são ricas em fibras solúveis (que ajuda a controlar o peso), reduzir o colesterol e manter os níveis de açúcar no sangue sob controle! Uma laranja média possui em média 15 gramas de carboidratos e em torno de 60 calorias. Coma a fruta ao invés de tomar o suco!
  • Damascos – Damascos são deliciosas frutas de verão que devem ser acrescentadas à sua rotina alimentar contra o diabetes. Estas frutas são doces, baixas em carboidratos e carregados de vitamina A. Quatro damascos possuem em torno de 68 calorias, 16 gramas de carboidratos e mais de 70% da dose diária recomendada de vitamina A. Além disso, eles são ricos em fibras!
  • Peras – A pera é uma adição surpreendente para o seu plano de dieta. Contém poucos carboidratos, apresenta alto teor de fibras e uma delas pode ter em torno de 81 calorias e 14 gramas de carboidratos. Seu alto teor de fibras (4,5 gramas) é uma excelente escolha para o controle do açúcar, peso e colesterol! Tente algo novo, adicione peras à salada de espinafre, acrescente um pouco de queijo de cabra e está pronto um delicioso acompanhamento!
ANAD (Associação Nacional de Atenção ao Diabetes)

Não existe fruta proibida quando o assunto é benefícios para a saúde das pessoas diabéticas. Afinal, adicioná-las à alimentação ajuda a manter uma dieta equilibrada e balanceada! 

Por fim, é possível sim que pessoas com diabetes consumam sobremesas, desde que façam escolhas conscientes e monitorem sua glicose de perto. Com o conhecimento adequado sobre o índice glicêmico, substitutos de açúcar e opções de baixo teor de carboidratos, é possível encontrar um equilíbrio que permita o prazer das sobremesas sem comprometer a saúde.

Saiba Mais:

Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *