Como o abacate ajuda no controle da glicemia

Alimentação

Maurílio Goeldner

Repórter e editor do portal Um Diabético. Escreve sobre saúde desde os tempos da faculdade de jornalismo. Para sugerir uma reportagem: redacao@umdiabetico.com.br

O diabetes requer uma abordagem cuidadosa em relação à alimentação, mas isso não significa abrir mão de alimentos saborosos e saudáveis. O abacate, rico em gorduras monoinsaturadas, fibras e baixo teor de carboidratos é uma escolha potencialmente benéfica.
O fruto é uma fonte de gorduras saudáveis, conhecidas por promover a saciedade e auxiliar no controle glicêmico. Além disso, suas fibras contribuem para um aumento gradual nos níveis de glicose no sangue, evitando picos indesejados. “O ponto mais importante é que a gordura do abacate, é aquela chamada “gordura boa”, mesmo assim a gente tem que tomar cuidado com o excesso. Apesar de ser gordura boa, a gordura é caloria e a caloria faz a gente engordar”, afirma a nutricionista Carol Netto.

Índice glicêmico e carboidratos
Com um índice glicêmico baixo, o abacate impacta menos nos níveis de glicose no sangue. Seu teor moderado de carboidratos, principalmente fibras, oferece uma opção que pode ser incluída em uma dieta equilibrada para pessoas com diabetes.
Além dos aspectos relacionados à diabetes, o abacate é uma excelente fonte de nutrientes como potássio, vitamina K e ácido fólico. Seu perfil nutricional contribui para a saúde cardiovascular e pode ajudar a controlar outros fatores de risco associados à diabetes.
Apesar dos benefícios, é essencial destacar a importância da moderação. O tamanho das porções deve ser considerado, uma vez que o abacate, embora nutritivo, ainda fornece calorias. Consultar um profissional de saúde ou nutricionista para ajustar a dieta conforme as necessidades individuais é fundamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *