Com a chegada do frio, nada melhor do que se aquecer com uma deliciosa sopa. Com disso, para pessoas com diabetes, escolher ingredientes com baixo índice glicêmico é fundamental para manter os níveis de glicose sob controle.
FRIO: opções de sopas deliciosas
A nutricionista Ana Carolina Almeida, do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes, sugere três opções de sopas nutritivas e saborosas que são excelentes escolhas para esse climinha ameno: sopa de abóbora, sopa de brócolis e canja de galinha.
Confira:
1. Sopa de Abóbora
A abóbora tem um baixo índice glicêmico, o que significa que ela não causa picos significativos na glicemia. Além disso, é rica em fibras, que ajudam a retardar a absorção de glicose, proporcionando uma liberação mais gradual na corrente sanguínea. A abóbora também contém antioxidantes como o betacaroteno, que ajudam a proteger as células contra danos.
Ingredientes:
- 200g de abóbora cabotiá cozida
- 30g de espinafre picado cru
- 2 dentes de alho amassados
- 1/2 cebola em fatias
- 150g de creme de ricota
Modo de preparo: Em uma panela, cozinhe a abóbora cortada em cubos até ficar macia. Refogue a cebola, o alho e o espinafre em um pouco de azeite até dourar. Depois disso, bata no liquidificador a abóbora com o creme de ricota e o espinafre até obter um creme homogêneo. Tempere com sal e pimenta a gosto.
2. Sopa de Brócolis
O brócolis é outra excelente escolha para sopas de inverno. Ele tem baixo índice glicêmico e é uma fonte rica de fibras, antioxidantes, vitaminas (como a vitamina A, C e K) e minerais (como cálcio e ferro).
Ingredientes:
- 350g de brócolis
- 2 dentes de alho
- 1/2 cebola
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- Sal a gosto
- 350ml de água
Modo de preparo: Deixe o brócolis de molho no hipoclorito de sódio por 15 minutos para higienizar e, em seguida, lave em água corrente. Pique o brócolis e refogue em uma panela com alho e cebola. Bata o brócolis no liquidificador e acrescente água aos poucos até obter um creme.
3. Canja de Galinha
A canja de galinha é um clássico reconfortante. O ideal é que tenha uma quantidade maior de frango do que de arroz, pois a proteína do frango ajuda a reduzir o índice glicêmico da preparação, fazendo com que a glicemia suba mais devagar.
Ingredientes:
- 2 litros de água
- 1 cebola cortada em cubos
- 2 dentes de alho amassados
- 130g de cenouras médias cortadas em cubos
- 1/4 de xícara de arroz
- 500g de frango desfiado
- Sal, cebolinha e salsinha a gosto
Modo de preparo: Em uma panela de pressão, coloque a água, a cebola, a cenoura, o alho, o frango, o arroz e o sal. Tampe a panela e, quando atingir a pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos. Finalize com salsinha e cebolinha.
Deu água na boca só de ler tantas receitas deliciosas, não é mesmo? As três receitas sugeridas pela Ana Carolina Almeida são ricas em fibras, que ajudam a retardar a absorção dos carboidratos, fazendo com que a glicemia suba mais devagar.
No friozinho não tem mais desculpa! Incorporar essas sopas no cardápio de quem tem diabetes não só aquece o corpo, mas também oferece uma refeição nutritiva e equilibrada, mantendo a saúde em dia e a glicemia mais estável.
Participe do nosso CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Adorei as sopas!
Achei excelente as receitas. Assim podemos fazer para alguém da familia que tem problemas com diabete. Bem aceito.
Adorei as receitas