A hora da sono é crucial para termos um dia e uma saúde melhores. Mas, para dormir bem, o diabético precisa se alimentar da forma certa para evitar sofrer picos de glicemia à noite e arruinar a hora do descanso. Por isso, conversei com a nutricionista Carol Neto, para te ajudar a dormir melhor!
HIPERGLICEMIA
Comecemos do básico: hipoglicemia é quando a glicose está baixa, e hiperglicemia é quando o nível dela está alto. Sabendo disso, vamos às dicas. Para quem tem o diabetes tipo 2, por exemplo, que não o controle de secreção da insulina, não sabe o quanto do hormônio o corpo produz, normalmente, essa pessoa sofre com a hiperglicemia. Para esses diabéticos, de acordo com a Carol, a gelatina diet é uma ótima opção para aquele lanchinho da noite. Vai saciar sua fome, não tem carboidrato e é bem gostosa! Outras opões, essas com mais carboidrato, são o leite, queijo ou o iogurte zero açúcar. Quem tem mais fome nesse horário, pode acrescentar uma colher de aveia para aumentar a fibra e, consequentemente, saciar mais sua fome. Mas óh, não se esqueça de contabilizar sempre os carboidratos.

HIPOGLICEMIA
Essa queda da glicemia é mais comum e, apesar de ser mais comum em quem tem diabetes 1, qualquer diabético pode ter um episódio de hipoglicemia. A dica da Carol aqui é:coma alimentos de absorção lenta!
O iogurte, que tem um pouco de carboidrato – que vira glicose no sangue -, com aveia, que é fibra e de liberação lenta, é uma escolha ideal. O ovo também é um alimento eficiente nesse sentido, por ser fonte de proteína, mas poucas pessoas tem apetite para comer ovo a noite, não é?! Então, que tal leite? É algo mais aceitável para o horário e vai ajudar a dar uma levantata na sua glicemia.
Gostou das dicas? O que você costuma comer antes de dormir? Conta pra gente aqui nos comentários!