Ingerir carboidratos por último na refeição combate a glicose alta, revela pesquisa

Alimentação

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que a ordem de consumo dos macronutrientes durante as refeições pode ter um impacto nos níveis de glicose no sangue, especialmente em pessoas com pré-diabetes. Conduzida por pesquisadores das universidades de Columbia, Weill Cornell Graduate School of Medical Sciences e Rockefeller, a pesquisa analisou os efeitos de diferentes sequências de consumo de alimentos em voluntários com pré-diabetes.

Durante o estudo, os participantes foram divididos em três grupos: o primeiro consumia carboidratos antes de proteínas e vegetais, o segundo começava com proteínas e vegetais antes de carboidratos, enquanto o terceiro iniciava a refeição com vegetais seguidos de proteínas e carboidratos. Os resultados mostraram que aqueles que começavam com proteínas ou vegetais apresentavam picos de glicose entre 30% e 40% menores do que aqueles que começavam com carboidratos.

Essa descoberta é importante para pessoas com pré-diabetes, que têm dificuldade em processar a glicose de forma eficiente. Segundo os pesquisadores, a gordura das proteínas e as fibras dos vegetais retardam a absorção da glicose, contribuindo para um melhor controle glicêmico pós-prandial.

Para Anna Gomes, educadora em diabetes pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), essa abordagem pode ser uma estratégia simples e eficaz para reduzir os picos glicêmicos em pessoas com pré-diabetes.

A descoberta desse estudo oferece novas perspectivas no controle de dieta do pré-diabetes, complementando as recomendações padrão de mudanças de estilo de vida, como dieta equilibrada e prática regular de atividade física. Essa abordagem pode ser uma ferramenta na prevenção da progressão para o diabetes tipo 2 e na redução do risco de complicações associadas à doença.

Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *