Perda de peso é sintoma de diabetes?

Diabetes e perda de peso: quando devo me preocupar?

Outras Doenças

A perda de peso repentina pode estar diretamente ligada à diabetes; entenda os motivos e o que fazer para controlar

Isabella Pedreira, da Redação Um Diabético

A perda de peso ainda é visa pela sociedade como saudável, porém dependendo do processo deve-se ser sinônimo de alerta!
Até que ponto emagrecer é um sinal de saúde?
Vamos partir do princípio que o processo de emagrecimento consiste em perder percentual de gordura corporal, e não de massa magra, por exemplo. Já a perda de peso, está mais ligada à redução do valor numérico da massa corporal total e isso engloba desde gordura corporal até massa muscular, massa óssea (ossos), cartilagens, ligamentos, tendões e fluidos extracelulares e intracelulares. 

leia mais

O organismo de uma pessoa diabética, do tipo 1, que não faz o tratamento adequado, sofre com a falta de energia para que o corpo metabolize tudo que está sendo ingerido, é nesse momento que o corpo precisa recorrer a outras fontes como, por exemplo, as reservas de gordura e em casos mais graves, a reserva de massa magra. Com isso, o corpo passa a ter uma perda de peso não intencional, não importa a quantidade de calorias ingeridas. 

Esse movimento gera um cansaço excessivo, pelo grande consumo de energia e, por mais que exista o consumo de alimentos ricos em carboidratos e glicose, o corpo não metaboliza corretamente e os nutrientes, ou seja, ele não absorve a glicose e consequentemente não transforma isso em energia vital para viver com mais disposição.

Duihanne Montoni Leite, de 21 anos de idade, descobriu o diabetes tipo 1 por conta da perda repentina de peso “Cheguei a perder 30 quilos em cerca de 1 mês e meio. Eu tinha 10, 11 anos de idade. Nessa época eu era até considerada uma criança que estava beirando a obesidade. Eu apresentei também outros sintomas, como por exemplo a sede em excesso, que é bem comum. Apesar de apresentar outros sintomas, minha família resolveu me levar ao médico quando eu tive uma perda de peso repentina e senti muita fraqueza“, lembra ela.

Quando devo me preocupar? 

Se você é uma pessoa ainda sem diagnóstico, procure encontrar um profissional para realizar os exames necessários. Agora, se você é uma pessoa diabética tipo 1, está em tratamento e se identifica com os sintomas, faça seu check up! É importante cuidar dessa questão por diversos motivos, entre eles o risco de cetoacidose, que é quando o corpo já utilizou todos os recursos possíveis para compensar e ele passa a acidificar o sangue com o acúmulo de corpos cetônicos.

Para pessoas portadoras da diabetes tipo 2, isso também pode representar um risco, mas é um pouco diferente, até pelo processo ser mais lento. É importante lembrar que o corpo de uma pessoa com diabetes tipo 2 ainda produz insulina pelo pâncreas, por isso o problema pode demorar para ser identificado. Só aparece quando a glicemia fica alta por muito tempo, resultando na perda de peso repentina.

Separamos um vídeo completo com essas e outras informações sobre essa condição! 

18 thoughts on “Diabetes e perda de peso: quando devo me preocupar?

  1. Estou magro demais, como a cada 3 horas, nao sinto fraqueza, mas sinto muita fome, memória Boa so fraqueza mental as vezes penso que vou cair,, nao posso sair na rua todos me pergunta se tou com aides ou nao tou comendo bem,o que faço hein ? será que ê a Metiformina 850, mg.tenho que trocar o remédio ou tomar insulina? Estou confuso!!

  2. Tive perda repentina de peso. Eu como muito bem e procuro respeitar meus intervalos de tempo. Toma glifage de 500 e insulina 12 unidade.

  3. Meu marido descobriu diabete recentemente,e está perdendo muito peso ,o q fazer para ele voltar a melhorar essa perda de peso e recuperar pels menos um poço do peso q ele tinha?

  4. Emagreci . .comecei a fazer muito xixi e tomar muita água…. do nada …tenho 60 anos ..fui ao médico e exames… diabetes . Medicamentos … e continuo magra …será viu ganhar peso ?

  5. Eu pesava quase 62 quilos quando diagnosticada com diabetes tipo 2, altura 1, 53 cm . A endicrinologista me passou glifage xr 500 de manhã e 500 à noite, diamicron 60 mg pela manhã, forxiga 10 mg após o almoço e rosuvastatina cálcica antes de deitar. Em dois meses sinto-me muito magra (estou com 51 quilos), tenho tonteiras enjoos e dor de cabeça. Isso é normal?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *