Comer rápido interfere no controle do diabetes?

Alimentação

Maurílio Goeldner

Repórter e editor do portal Um Diabético. Escreve sobre saúde desde os tempos da faculdade de jornalismo. Para sugerir uma reportagem: redacao@umdiabetico.com.br

De repente a fome bate e você se vê na frente de um belo prato de comida ou de um lanche suculento. Fica difícil controlar a vontade de devorar tudo numa única mordida né? A gente sabe que nesse momento o instinto pode até falar mais alto. Mas comer rápido demais pode se tornar uma armadilha. Vale para todas as pessoas, mas pra quem convive com diabetes há um agravante.

É que a velocidade com que você come impacta no controle da glicemia. “Comer rápido pode ter essa interferência, porque no diabetes tipo 1 a gente tem toda essa correlação entre insulina aplicada e o impacto que o alimento vai trazer na corrente sanguínea. Então, se a gente come mais rápido, às vezes não dá nem tempo essa insulina começar a agir. Isso pode influenciar na glicose do pós refeição”, alerta a nutricionista Tarcila Campos, educadora em diabetes.

Comer rapidamente também pode causar indigestão, ganho de peso e má absorção de nutrientes. por outro lado o ritmo mais lento das garfadas ajuda a aumentar a saciedade: “É para todo mundo, não apenas pessoas com diabetes. Quando a gente pensa em comportamento alimentar, a mastigação tem papel extremamente importante. Mastigar rápido piora a velocidade de digestão, ocupa espaço maior e ameniza essa percepção da saciedade”.

Dicas para comer mais devagar:

Solte os talheres: ao dar uma mordida, coloque o garfo de volta no prato antes de pegar a próxima porção. Soltar os talheres entre as garfadas ajuda a desacelerar o processo de comer, proporcionando tempo para saborear cada bocado e permitindo que o corpo envie sinais de saciedade ao cérebro, o que pode ajudar a evitar excessos.

Mastigue bem: Concentre-se em mastigar cada bocado completamente antes de engolir. A mastigação adequada não apenas facilita a digestão, mas também dá tempo ao cérebro para reconhecer os sinais de saciedade, ajudando a evitar excessos.

Estabeleça um ritmo: Tente criar um ritmo mais lento ao comer. Coloque os talheres no prato entre as mordidas e reserve um tempo para saborear cada garfada. Isso ajuda a criar consciência sobre a quantidade de comida consumida.

Desconecte-se: Evite distrações como televisão, computadores ou telefones durante as refeições. Ficar focado na comida permite que você aprecie o sabor, a textura e os sinais de saciedade, contribuindo para uma refeição mais lenta e satisfatória.

Assista ao vídeo sobre esse tema:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *