Vaca produz leite com insulina humana pela 1ª vez no mundo

Tecnologia

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, conseguiram desenvolver, no sul do Brasil, uma vaca transgênica capaz de produzir leite contendo insulina humana. O feito foi publicado em um artigo da revista Biotechnology Journal.

A descoberta é resultado de um estudo conjunto entre cientistas brasileiros e a University of Illinois Urbana-Champaign, dos Estados Unidos. O objetivo da pesquisa é enfrentar a escassez de medicamentos para o tratamento do diabetes e os altos custos associados a eles.

O processo envolveu a inserção de um segmento de DNA humano nas células de embriões de vaca, os quais foram então implantados em animais. Após o nascimento, uma das vacas transgênicas passou a produzir leite contendo não apenas a proteína precursora da insulina, mas também a própria insulina.

Embora a produção de leite tenha sido induzida por meio de hormônios e a quantidade obtida tenha sido menor do que o esperado, os resultados ainda são promissores. Estima-se que, considerando uma produção padrão de 40 a 50 litros de leite por dia, a quantidade de insulina gerada poderia ser suficiente para ajudar muitas pessoas.

Matt Wheeler, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, destaca que a glândula mamária das vacas é uma fábrica eficiente de proteínas, e essa descoberta pode beneficiar os pacientes com diabetes por todo o mundo.

Embora ainda haja desafios a superar, como questões regulatórias e de purificação da insulina, os cientistas estão otimistas em relação ao futuro dessa tecnologia. Novos estudos e aprimoramentos estão sendo planejados, o que pode representar uma verdadeira revolução no tratamento do diabetes.

Mais conteúdo sobre diabetes e leite:

Gostou deste conteúdo?

Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *