Esse é um assunto polêmico, que rende discussões calorosas. Há quem ame, há quem odeie! Mas o gosto adocicado dela levanta a dúvida na hora de colocar comida no prato: diabético pode comer uva passa?
Uva passa aumenta a glicose?
Para trazer essas informações nos conversamos com a Carol Neto, nutricionista que sempre dá orientações preciosas aqui no Um Diabético. Então, vamos aos fatos: cada uva passa tem, em média, um grama de carboidrato e, entre outras propriedades, é fonte de fibras. Isso significa que a uva passa desempenha um importante papel para o funcionamento do intestino e não tem impacto forte na glicose.
Sem exageros
Como tudo na vida, se você exagera a conta chega! E não há milagre que te permita comer muita uva passa sem consequências, principalmente se tratando de uma pessoa com diabetes.
Uma grama de carboidrato é pouco, mas uma uva passa também é, ninguém come só isso. De acordo com a Carol Neto, o segredo mesmo é ser moderado na hora de consumir o alimento. Uma colher de sopa de uva tem cerca de 15 gramas de carboidrato, então, é melhor monitorar para não passar do ponto. Depois da ceia, se você faz a aplicação de insulina, tem que levar em conta a uva passa. Se você tem diabetes tipo 2 e faz uso de medicação, é só ficar atento ao controle da glicemia.
E ai, ficou surpreso, assim como eu, quando descobri que mesmo sendo um alimento doce, a uva passa não é prejudicial ao diabético? E, pode contar, você ama ou odeia?