Com a chegada do calor, cuidados especiais são necessários para garantir o bem-estar e a saúde dos pacientes com diabetes. O calor pode aumentar a transpiração e a perda de líquidos, o que pode levar à desidratação, especialmente em pessoas com diabetes, que podem ter maior risco de desidratação devido à adaptação do organismo para eliminar o excesso de glicose através da urina.
Em conversa com a Débora Lopes Souto, nutricionista e membro do Departamento de Nutrição da SBD ela destacou que, assim como qualquer outra pessoa, os pacientes com diabetes enfrentam desafios específicos no calor, principalmente relacionados à desidratação. A sensação térmica elevada pode levar à perda excessiva de líquidos e sais minerais através da transpiração, aumentando o risco de desidratação, especialmente para aqueles com hiperglicemia.
Para manter-se hidratado, a nutricionista enfatiza a importância de ingerir água em quantidades adequadas. As recomendações variam de acordo com a faixa etária e o peso corporal, indo de 800mL/dia para bebês de 7 a 12 meses até 3,3 litros/dia para adolescentes. No entanto, ela ressalta que bebidas alcoólicas e energéticos à base de cafeína não são indicados para hidratação.
Além da água, Débora sugere o consumo de água de coco, suco de frutas naturais e isotônicos para ajudar na reposição de eletrólitos, especialmente para aqueles que praticam esportes. Uma dica refrescante é preparar picolés caseiros sem açúcar, utilizando ingredientes saudáveis como abacaxi, hortelã e gengibre.
Nossa equipe também conversou com a Deise Santigao, Nutricionista clínica especialista em diabetes, que destacou que nos dias quentes, é importante escolher alimentos que ajudem a manter os níveis de glicose no sangue estáveis e proporcionem hidratação adequada, indico algumas opções:
• Frutas frescas ou congeladas, principalmente as frutas vermelhas que podem ser consumidas como smoothie, vitaminas ou sucos.
• Salada com legumes como pepino, tomate, alface, abobrinha, pimentão que não possuem muito carboidrato e ajudam a manter a hidratação e refrescar um pouco o calor.
• Iogurte natural sem açúcar porque tem proteína, pode ser consumido gelado ou até congelado (frozen yogurt) além de possibilitar a combinação com proteína, fibras e outras frutas.
• Chá gelado também pode ser uma opção por possibilitar a adição de fibras e proteína.
Deise citou ainda que cos dias de calor, é preciso evitar carnes vermelhas, massas e pães em geral. Se possível, evite bebidas quentes porque elas só pioram a desidratação. Use roupas leves e evite se expor ao sol. Não esqueça que a insulina e medicamentos devem ser protegidos do calor e umidade para que não percam sua ação.
Outro ponto importante a se fazer é ler os rótulos dos alimentos, pois o açúcar pode estar presente em produtos com outros nomes, como frutose, maltodextrina e xarope de milho. Por fim, ela ressalta a importância do acompanhamento médico e nutricional para garantir o controle adequado do diabetes e o sucesso do tratamento.
Diante dessas orientações, fica claro que uma alimentação saudável e adequada desempenha um papel fundamental no controle do diabetes, especialmente durante os dias quentes. O cuidado com a hidratação e a escolha de alimentos nutritivos e refrescantes são essenciais para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes com diabetes.
Saiba Mais:
Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.