Insulina comprada da China é “compatível” com a usada no Brasil, diz SBD

Tratamento

Anvisa diz que regulamentação sanitária prevê importação de medicamentos sem registro no país, caso da insulina produzida na China e comprada às pressas pelo Ministério da Saúde

Maurílio Goeldner, da Redação Um Diabético

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária se pronunciou sobre a importação de insulina pelo Ministério da Saúde. Mais de 1,3 milhão de canetas de insulina de ação rápida foram compradas da empresa Gan & Lee Pharmaceuticals, com sede em Pequim, na China.

“A regulamentação sanitária prevê a importação excepcional de medicamentos sem registro no país para atendimento às políticas de assistência conduzidas pelo Ministério da Saúde”, afirma a Anvisa em reposta ao portal Um Diabético.

A Sociedade Brasileira de Diabetes divulgou no início da tarde dessa sexta, dia 19, que a Glargilin® biossimilar da insulina glargina, comercializada pela Biomm, é produzida pela
Gan & Lee. Isso significa que a glargina da farmacêutica chinesa passou pela avaliação da Anvisa para ser comercializada no Brasil. “Estão incluídos nesta avaliação os estudos farmacológicos, os estudos clínicos e a certificação de Boas Práticas de Fabricação para a fábrica chinesa da Gan & Lee que produz o biossimilar da insulina glargina. Estes dados estão contidos na bula da insulina Glargilin®”, afirma a publicação da SBD.


Apesar da boa notícia a entidade que reúne os médicos segue cobrando acesso aos estudos farmacológicos e clínicos que foram utilizados para o registro do biossimilar da insulina asparte em seu país de origem. “Torcemos para que esta insulina, também, seja produzida seguindo as boas práticas de fabricação”, finaliza a nota.

4 thoughts on “Insulina comprada da China é “compatível” com a usada no Brasil, diz SBD

  1. Senhores esta empresa possui FDA, terminou estudos clínicos recentes para depósito do registro na agência americana. Ela nos grandes mercados, os que importam economicamente, se associou a Novartis/SANDOZ. Eles se alinharam a boas práticas ocidentais.

  2. Não consegui localizar nenhum relato de paciente que esteja usando essa insulina pra saber se ela tem uma ação boa ou não no organismo. Se tiver alguém, podia manifestar.

  3. alguem pode me dizer onde acho uma caneta substituta para colocar a insulina rapilin.
    não acho caneta para essa insulina que veio da china, e não tem nenhum 0800 para consultar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *