PESSOAS COM DIABETES PODEM COMER COXINHA?

Alimentação

Essa delícia é tentadora, né? Mas gordura e farinha de trigo podem não ser uma boa combinação para quem convive com a doença; veja o que fazer

Isabella Pedreira, da Redação Um Diabético

Pessoas que convivem com diabetes muitas vezes têm dúvidas sobre quais alimentos podem ou não consumir. É comum se perguntar se é possível comer coxinha, afinal é um alimento que contém farinha de trigo, que é um carboidrato, e é frita em óleoco, o que aumenta a quantidade de gordura.

Mas a resposta é sim! Pessoas com diabetes podem comer coxinha, desde que tenham cuidado com a quantidade e a qualidade do alimento. Segundo a nutricionista Carol Netto é importante prestar atenção na quantidade de carboidratos e gorduras, pois a gordura pode retardar a absorção do carboidrato pelo organismo.

Uma coxinha de festa, por exemplo, tem cerca de 5 gramas de carboidrato, o que é equivalente a uma colher de sopa de arroz, seja ele integral ou branco. Além disso, a quantidade de gordura presente na coxinha pode afetar o controle glicêmico, por isso é importante monitorar a glicose antes e depois de comer e ficar atento aos efeitos da gordura no organismo. Para pessoas que convivem com diabetes tipo dois, a orientação é sempre realizar a substituição para não descompensar.

Para quem quer uma opção mais saudável de coxinha, existem receitas que substituem a farinha de trigo por outras farinhas, como a de amêndoas ou a de aveia, e utilizam formas de assar em vez de fritar. Essas opções podem ser mais nutritivas e adequadas para quem precisa controlar a glicemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *