Um estudo publicado na National Library of Medicine trouxe importantes conclusões sobre a relação entre o consumo diário de fibras e a saúde do coração e o desenvolvimento do diabetes. Segundo a pesquisa, o consumo diário de 8 gramas de fibras por dia está associado a reduções significativas em várias condições de saúde.
A análise, que envolveu mais de 135 milhões de pessoas em 185 estudos diferentes, revelou uma relação linear entre o consumo de fibras alimentares e a redução de desfechos adversos à saúde. De acordo com o estudo, para cada incremento de 8g de fibras na dieta diária – o que equivale aproximadamente a 2-3 porções de frutas ou meia xícara de grãos como feijão – foram observadas as seguintes reduções:
- 19% menos infartos e derrames
- 15% menos desenvolvimento de diabetes
- 7% menos mortalidade
- 8% menos câncer de cólon
Esses resultados sugerem uma relação causal entre o aumento do consumo de fibras e a melhoria da saúde cardiovascular e metabólica.
Bruno Halpern, presidente da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) e do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) ressalta que, embora existam ligações também com outros fatores além da alimentação, como o fato de que pessoas que consomem mais fibras tendem a ter hábitos de vida mais saudáveis, os resultados apontam para os benefícios das fibras na prevenção de doenças crônicas.
É importante destacar que o benefício é obtido a partir do consumo de alimentos naturais ricos em fibras, como legumes, frutas e grãos integrais, e não de alimentos industrializados enriquecidos com fibras. Além disso, Halpern enfatiza que não há um padrão de dieta único ideal, mas aumentar a variedade de alimentos ricos em fibras é uma recomendação universal.
Essas descobertas reforçam a importância de uma dieta equilibrada e rica em fibras para a promoção da saúde e a prevenção de doenças crônicas como o diabetes. A inclusão regular de alimentos naturais ricos em fibras, pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a qualidade de vida e reduzir o risco de complicações relacionadas à saúde.
Saiba Mais:
Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.