A manteiga e a margarina são dois dos principais produtos utilizados para realçar o sabor e a textura das das receitas dos brasileiros. Sendo a alimentação um dos pilares no tratamento do diabetes, essas duas delícias trazem uma grande dúvida sobre como buscar o equilíbrio na hora de consumi-los.
O portal Um Diabético conversou com a nutricionista especialista em diabetes, Tarcila Campos que orienta: A escolha entre manteiga e margarina depende de vários fatores, incluindo preferências pessoais, necessidades dietéticas e saúde. A manteiga é feita de gordura láctea e tem um sabor rico, mas também é alta em gorduras saturadas, o que pode aumentar o colesterol LDL (considerado o “mau” colesterol) quando consumido em excesso. Por outro lado, a margarina é feita de óleos vegetais e pode ser formulada para ser livre de gorduras saturadas, o que pode ser benéfico para a saúde do coração. No entanto, muitas margarinas comerciais contêm gorduras trans, que são consideradas mais prejudiciais à saúde do que as gorduras saturadas.
Em termos de quantidade sugerida de consumo, é importante moderar a ingestão de gorduras saturadas e trans dentro do planejamento alimentar.
Independente de escolher manteiga ou margarina, recomenda-se limitar a ingestão de gorduras saturadas a menos de 10% das calorias totais consumidas por dia e evitar gorduras trans sempre que possível. Isso pode significar limitar o consumo de manteiga a pequenas quantidades e optar por margarinas sem gorduras trans.
Além disso, priorizar fontes de gorduras saudáveis, como óleos vegetais, nozes e abacates, pode ser uma escolha mais benéfica para a saúde geral. Pensando em controle glicêmico e de calorias uma alternativa adicional seja substituir a gordura por proteínas magras como queijo branco ou ovo mexido já que a gordura fornece 9 kcal por grama e a proteína 4 kcal por grama
É sempre recomendável consultar um profissional de saúde ou nutricionista para orientações personalizadas com base em suas necessidades individuais e objetivos de saúde.
Dicas para um Consumo Consciente:
Priorizar Gorduras Saudáveis: Optar por óleos vegetais extra virgens, como azeite de oliva, óleo de canola e óleo de girassol, ricos em gorduras mono e poli-insaturadas, benéficas para a saúde cardiovascular.
Moderar o Consumo: Limitar o consumo de manteiga e margarina, utilizando-as com moderação em preparações culinárias.
Ler Rótulos Nutricionais: Atentar-se à quantidade de gorduras saturadas, trans e totais presentes nos alimentos.
Variedade na Dieta: Incluir diferentes fontes de gorduras saudáveis na dieta, como oleaginosas, abacate e peixes gordos.
Receitas Saudáveis com Alternativas à Manteiga e Margarina:
Purê de Batata com Azeite: Substitua a manteiga por azeite de oliva extra virgem no purê de batata para um sabor mais leve e saudável.
Bolo de Banana com Óleo de Canola: Utilize óleo de canola no lugar da manteiga para um bolo úmido e saboroso, com menor teor de gorduras saturadas.
Pão Caseiro com Azeite: Substitua parte da manteiga por azeite de oliva extra virgem na massa de pão caseiro para um pão mais nutritivo e saboroso.
Saiba Mais:
Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.