Uma verdura verde com sabor picante ganhou destaque no mundo da saúde por suas propriedades benéficas, especialmente em relação ao controle do diabetes. Como a hortaliça mais saudável do mundo, o agrião pode ser um aliado para pessoas com diabetes tipo 1 e 2.
Entre os benefícios da planta, o principal deles para pessoas que convivem com diabetes é o poder de ajudar no controle dos níveis de glicose no sangue. O consumo regular dela pode aumentar a sensibilidade à insulina, o que contribui para a manutenção da glicemia. Além disso, pode auxiliar na redução da absorção de açúcar no intestino.
Completa em nutriente
Como foi citado, a planta pode ser um aliado na estratégia de alimentação de quem convive com diabetes. Mas, precisamos entender o porque dessa recomendação. E o fato é que, de acordo com o novo manual de contagem de carboidratos da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD)1, uma colher de sopa cru não tem carboidratos e apenas 2g de calorias. Já uma colher de sopa dela refogada contém 1g de carboidrato e 19g de calorias.
Com inúmeros benefícios para o organismo, o vegetal foi recentemente eleito como a verdura mais saudável do mundo. Essa folha verde, apesar de modesta, oferece uma riqueza impressionante de nutrientes essenciais para a saúde humana. Veja as principais características que contribuíram para essa definição:
- Perfil nutricional completo
Em um estudo conduzido pelo Centers For Disease Control and Prevention (CDC), na Universidade William Paterson, em Nova Jersey (EUA)2, o agrião foi submetido a uma análise minuciosa. Entre 47 frutas e vegetais, se destacou como o mais completo e recebeu a pontuação máxima na escala de avaliação. Ele é rico em vitaminas, como vitamina C, vitamina K e vitamina A, além de conter minerais como ferro, cálcio e potássio.
- Benefícios para a saúde
Ele pode auxiliar no controle do colesterol ruim, controlando o diabetes. O potássio e o cálcio ajudam a regular a pressão arterial e a função cardíaca. A vitamina C contribui para um sistema imunológico saudável. A vitamina K presente na hortaliça é essencial para a saúde óssea e ajuda na coagulação sanguínea. O agrião é uma fonte poderosa de antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e protegem as células contra danos.
- Como incorporar na alimentação
Como fonte poderosa de antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e protegem as células contra danos.
Como sopas e caldos para aumentar o valor nutricional.
Misture com outras frutas e vegetais em um suco saudável.
Apesar da sua versatilidade, é recomendado que seja consumido cru para que todos os nutrientes sejam absorvidos corretamente pelo organismo.3
Prêmio de “Mais saudável do mundo”
O estudo do Centers For Disease Control and Prevention (CDC), na Universidade William Paterson, em Nova Jersey (EUA)4, elegeu o agrião como o alimento mais saudável do mundo. A conclusão mostra que as pessoas que tem maus hábitos alimentares podem ter a saúde prejudicada significativamente. Consumir alimentos industrializados ou até mesmo comidas de preparo rápido pode parecer mais fácil e atraente. Porém, a saúde pode ser afetada negativamente com diversos problemas, como anemia, sobrepeso, fadiga, entre outros. Para manter uma alimentação equilibrada, a recomendação do estudo é a inclusão desse alimento no plano alimentar.
Outros alimentos no ranking
O estudo realizado por cientistas da Universidade William Paterson, em Nova Jersey (EUA), comparou a concentração de 17 nutrientes essenciais para a construção do ranking, como vitamina A e B12, em conjunto com a quantidade de calorias. Alguns dos alimentos que constam após o líder, estão a couve-chinesa, acelga, beterraba, espinafre, entre outros.
Consumo e contraindicações
Apesar de sua riqueza nutricional, o consumo do agrião ainda é baixo em algumas regiões brasileiras. Devido à riqueza em vitamina K, é contraindicado para pessoas que utilizam coagulantes, pois pode interferir diretamente no processo de coagulação. Além disso, mulheres devem evitar o consumo durante a gravidez, pois ele pode impactar na ação de alguns medicamentos, como varfarina e clorzoxazona.
Vale ressaltar que, mesmo com diversos benefícios e características saudáveis, o consumo de qualquer alimento ou inclusão no plano alimentar, sobretudo da hortaliça, deve ser seguido apenas com acompanhamento médico regular para levar em consideração a individualidade e as restrições de cada indivíduo. Este conteúdo tem caráter informativo.
Gostou deste conteúdo? Deixe o seu comentário!
Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Referências
- Novo manual de contagem de carboidratos da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Disponível em: https://diabetes.org.br/wp-content/uploads/2021/05/manual-de-contagem-de-carbo.pdf
↩︎ - Defining Powerhouse Fruits and Vegetables: A Nutrient Density Approach. Disponível em https://www.cdc.gov/pcd/issues/2014/13_0390.htm . Acessado em 10/3/2024. ↩︎
- Agrião: 10 benefícios e como usar (com receitas saudáveis). Disponível em: https://www.tuasaude.com/agriao . Acessado em 10/3/2024 ↩︎
- Defining Powerhouse Fruits and Vegetables: A Nutrient Density Approach. Disponível em https://www.cdc.gov/pcd/issues/2014/13_0390.htm . Acessado em 10/3/2024. ↩︎
Excelente conteúdo ,mto informativo e precisamos destas informações.
👏