Glicemia está normalizada. Devo parar de tomar remédio de uma vez por todas?
Eu preciso te contextualizar sobre o tratamento do diabetes. Não sei se vocês sabem, mas alguns medicamentos. Eles não são apenas para controlar a glicose, mas para prevenir complicações por conta do diabetes. Mas que complicações são essas? São doenças do coração, doenças do rim.
As medicações previnem doenças cardiovasculares e renal, que são as mais comuns em pessoas com diabetes. E aí, para avaliar em relação ao tratamento, você mudou seu estilo de vida? Está se alimentando melhor, praticando atividade física, fazendo o tratamento correto ou tomando a medicação no horário certo? Se você está fazendo tudo isso, talvez esse seja um resultado de um bom tratamento. Portanto, se você parar de tomar a medicação, você vai voltar a ter um descontrole da glicemia.
Mas calma, essa não é uma resposta definitiva. Algumas pessoas conseguem mudar todos esses hábitos de vida e podem deixar de tomar medicação porque a glicemia fica controlada. Mas isso deve ser avaliado por um médico.
O médico vai dizer para você se pode ou não parar uma medicação. Não é apenas uma testagem por dia que vai definir que a sua glicose está dentro da normalidade, porque ela oscila nas 24 horas. As vezes você faz uma testagem, na ponta do dedo uma vez ao dia e acha que está tudo bem.
Mas e depois do almoço, como que está duas horas depois, depois do jantar, depois do café da manhã? Será mesmo que essa micose está conseguindo ficar dentro da meta estabelecida pelo seu médico? Por isso, é importante fazer exames de rotina e passar pelo médico para ele avaliar. E se for para tirar uma medicação é uma decisão dele. O especialista vai te explicar.
Essa coisa de parar de tomar uma medicação por conta própria pode ser um perigo, porque, como eu disse, alguns medicamentos, controlam a glicose, mas também previnem outras doenças.
Gostou de saber disso? Deixe aqui o seu comentário. Compartilha comigo a sua história ou alguma experiência.
Vamos juntos levar a informação a quem precisa. Boas glicemia, tchau, tchau.