Uma mãe de Ribeirão Preto denunciou dificuldades para garantir que seu filho, que convive com diabetes tipo 1, receba os cuidados necessários durante o período escolar. Como resultado, a situação ganhou repercussão nas redes sociais e levou a Secretaria de Educação do município. no interior paulista, a intervir na questão nesta quinta-feira, 20 de fevereiro. Diante disso, o portal “Um Diabético” procurou a pasta para esclarecer o ocorrido.
Mãe relata impedimentos na escola do filho com diabetes
Thalita Araujo Figueira Silva afirmou que acompanhava o filho Daniel na escola para monitorar sua glicemia e administrar insulina quando necessário. No entanto, segundo ela, a gestora da unidade escolar impediu sua permanência nas dependências da escola. A partir disso, a mãe foi até a sede da Secretaria de Educação, onde conversou com o secretário, Valdir Martins.
“Agora eles vão disponibilizar uma pessoa do apoio. Eles já fizeram a solicitação de uma pessoa a mais do apoio pra ficar na escola com o Daniel, mas que eles vão fazer essa solicitação também na Secretaria de Saúde, já que o laudo médico que o doutor Tiago, que é o médico do Daniel, enviou pra eu mandar pra Secretaria de Educação e pra escola, falava que o Daniel precisava, obrigatoriamente, de cuidados e de uma pessoa que aplicasse a insulina. E isso só pode ser feito por uma pessoa que seja da área da saúde. Então, eles falaram que esse pedido dessa pessoa da área da saúde pode ser que demore alguns dias, mas que quando ele voltar, já vai ter uma pessoa lá do apoio pra ficar com ele.“
O que diz a Secretaria de Educação de Ribeirão Preto
Diante da repercussão do caso, a Secretaria de Educação de Ribeirão Preto falou ao portal “Um Diabético”. Em nota, a pasta afirmou que está apurando os fatos, lamenta o ocorrido e diz que se compromete a garantir um ambiente seguro e inclusivo para todos os alunos. A pasta afirmou que está em contato com a escola para ajustar os procedimentos e garantir os direitos da criança.
Veja o vídeo do relato da mãe ao sair da unidade escolar em Ribeirão Preto (SP).
Além disso, o secretário de Educação de Ribeirão Preto, Valdir Martins, reforçou o compromisso da gestão municipal com a resolução do problema:
“Em primeiro lugar, gostaríamos de dizer que é um assunto que nos sensibiliza muito, e deixamos claro que estamos solidários ao que aconteceu. Ouvimos os dois lados para orientar e corrigir falhas que, possivelmente, possam ter ocorrido, e entender as necessidades da criança. Acolhemos a mãe e já nos comprometemos de que terá um profissional para acompanhar o aluno Daniel. Conversamos com a gestora da escola, entendemos a situação, reforçamos todas as orientações a casos desse tipo, e nos comprometemos para que esse, em específico, seja superado. Inclusive, é um direito constitucional e a gente quer cumprir para que a criança se sinta confortável, acolhida e possa se desenvolver dentro do ambiente escolar. Esse é o nosso compromisso da Secretaria Municipal da Educação.“
Além disso, a Secretaria de Educação ainda garantiu que um profissional de apoio será disponibilizado para acompanhar Daniel até que uma equipe especializada seja designada para atender às necessidades do aluno.

Participe do CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.