A volta às aulas chegou, e com ela, a preocupação dos pais em montar uma lancheira equilibrada e saudável para crianças e adolescentes com diabetes. Mas o que realmente não pode faltar? A nutricionista e educadora em diabetes, Amanda Schuenker, explica como preparar um lanche nutritivo, saboroso, que ajude a manter a glicemia equilibrada durante o dia e que dê saciedade durante a rotina de estudos diários. A hora do intervalo é sempre um desafio, já que são momentos de troca entre colegas de turma. Mas sempre optar pela boa alimentação é o melhor caminho.
Os alimentos ricos em fibras são essenciais porque ajudam a evitar picos de glicemia de quem tem diabetes. A nutricionista explica que esta é a chave para se manter “forrado” durante as aulas. Ela ainda afirma que frutas com bagaço ou casca, como maçã, pera e laranja, são ótimas opções.
“Além de segurar a questão do pico de glicemia, eu faço uma refeição que vai me manter alimentado por mais tempo“, explica Amanda.
Carboidrato: na medida certa
Um erro comum é excluir totalmente os carboidratos da alimentação de quem convive com diabetes, mas eles são bem importantes. O pão integral, por exemplo, é uma escolha inteligente para um sanduíche nutritivo.
“O ideal é ter um carboidrato de fácil absorção, mas sempre combinado com proteínas e fibras para evitar oscilações bruscas da glicemia“, orienta a nutricionista.
A combinação de proteínas com carboidratos ajuda a manter a energia e evitar variações glicêmicas. “Não tem erro apostar em sanduíche natural, feito com frango desfiado, cenourinha ralada e pão integral. Além de ser saboroso, garante um aporte nutricional completo“, afirma Amanda.
E se houver hipoglicemia?
Para crianças com diabetes tipo 1, é essencial ter um carboidrato de rápida absorção na lancheira. “O ideal é um sachê de mel, porque ele age rapidamente. Muitas pessoas oferecem biscoitos ou alimentos com gordura, mas isso pode retardar a absorção e não ser eficaz em um episódio de hipoglicemia“, alerta.
A especialista ainda deixa claro que as frutas são indispensáveis na alimentação de quem tem diabetes, desde que sejam consumidas com fibras. “Frutas com casca ou bagaço aumentam o aporte de fibras, o que é ótimo para manter a glicemia mais estável“.
Hidratação não pode faltar!
Além do lanche equilibrado, é fundamental garantir uma boa hidratação, principalmente em quem convive com diabetes. “Nada de esquecer a garrafinha de água! Beber bastante água ao longo do dia ajuda na digestão e no controle glicêmico“, finaliza Amanda. Seguindo as dicas, fica um pouco mais fácil garantir uma lancheira saudável e equilibrada para crianças e adolescentes que convivem com diabetes.

Participe do CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.