Qual refrigerante deve ser evitado por quem tem diabetes ou pré-diabetes?

Alimentação

Para quem convive com diabetes, o cotidiano é repleto de desafios e escolhas que impactam diretamente na saúde. Entre essas escolhas, o consumo de refrigerantes se destaca como uma preocupação constante.

Seja em um almoço de domingo ou em uma confraternização com amigos, a tentação de beber essa bebida é grande. No entanto, especialistas alertam que a relação entre refrigerantes e diabetes é perigosa e exige atenção redobrada.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e a Associação Americana de Diabetes (ADA) são enfáticas: refrigerantes, especialmente os açucarados, devem ser evitados ou limitados ao máximo na dieta de quem tem diabetes.

Diabetes e o refrigerante: quais os impactos

Os refrigerantes, principalmente os com alto teor de açúcar, causam um pico rápido de glicose no sangue. Isso sobrecarrega o corpo, dificultando o controle da glicemia e aumentando o risco de complicações a longo prazo, como doenças cardíacas, renais e até cegueira.

Além disso, eles são calóricos e contribuem para o ganho de peso, um fator de risco significativo para a resistência à insulina, podendo agravar a condição de quem já vive com a doença.

Refrigerantes zero ou diet para quem convive com diabetes

Apesar de não conterem açúcar, essas bebidas podem ter adoçantes artificiais que, em estudos, foram associados a um aumento do risco de doenças como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e até alguns tipos de câncer. Há também evidências de que adoçantes artificiais podem alterar a microbiota intestinal, influenciando negativamente o metabolismo da glicose.

Quais as melhores opções para substituí-lo?

  • Água: a melhor escolha para saciar a sede e hidratar o corpo. Além de não conter calorias, a água auxilia no funcionamento adequado dos órgãos e na manutenção do equilíbrio hídrico;
  • Chá sem açúcar: uma opção saborosa e com propriedades antioxidantes. Chás como o verde e o de camomila podem trazer benefícios adicionais para a saúde devido às suas propriedades anti-inflamatórias;
  • Café sem açúcar: moderadamente, pode ser benéfico para a saúde. O café contém antioxidantes e pode auxiliar na prevenção de algumas doenças, desde que consumido sem açúcar;
  • Sucos naturais sem açúcar: opte por frutas inteiras sempre que possível, pois os sucos podem conter excesso de açúcar. Frutas inteiras fornecem fibras, que ajudam a regular a absorção de glicose.

Converse com seu médico ou nutricionista para te ajudar a criar um plano alimentar adequado para suas necessidades, incluindo dicas de bebidas saudáveis. Um dica importante é prestar atenção nos rótulos e muita atenção na quantidade de açúcar, adoçantes artificiais e outros ingredientes presentes nos refrigerantes.

Participe da CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *