Descubra 4 alimentos que deixam a glicemia alta

Alimentação

No controle do diabetes, a alimentação tem um papel fundamental. Alguns alimentos podem parecer inofensivos, mas têm o potencial de causar estragos nos níveis de glicose no sangue. Trouxemos quatro desses alimentos para entender os motivos pelos quais eles podem ser prejudiciais para quem convive com a doença.

  1. Tapioca

A tapioca, apesar de ser feita de mandioca, um alimento com baixo índice glicêmico, pode se tornar prejudicial para diabéticos devido ao modo de preparo tradicional. A farinha de mandioca pré-cozida passa por um processo industrial que aumenta o índice glicêmico.

Isso faz com que ela seja absorvida rapidamente pelo corpo e eleve os níveis de açúcar no sangue bruscamente. Além disso, a tapioca costuma ser cozida com manteiga ou óleo, adicionando gorduras saturadas e trans que podem aumentar o colesterol LDL (“ruim”) e o risco de doenças cardíacas.

2. Suco integral de uva

O suco integral de uva, apesar de conter vitaminas, minerais e fibras, podem ser problemáticos devido à alta concentração de frutose. A frutose em excesso pode sobrecarregar o fígado e contribuir para o desenvolvimento de resistência à insulina. Além disso, essa bebida possui um índice glicêmico alto, elevando rapidamente os níveis de açúcar no sangue.

3. Granola

Embora a granola seja rica em fibras e nutrientes, pode não ser ideal para pessoas com diabetes por conta do açúcar que faz aumentar os níveis de glicose no sangue. Algumas granolas também contêm gorduras saturadas e trans, que aumentam o colesterol LDL e o risco de doenças cardíacas.

4. Bolacha de água e sal

Apesar de parecerem inofensivas, as bolachas de água e sal nem sempre são as melhores opções para quem convive com o diabetes. O alto teor de sódio em algumas bolachas pode contribuir para a hipertensão, um fator de risco para doenças cardíacas e renais. Além disso, são geralmente feitas com farinha branca refinada, pobre em fibras e nutrientes, o que pode causar picos de açúcar no sangue.

A importância de gerenciar os alimentos de forma saudável

Para gerenciar melhor o diabetes, consulte um nutricionista para desenvolver um plano alimentar personalizado, dê preferência a alimentos integrais e leia os rótulos para verificar o teor de açúcar, gorduras saturadas e sódio.

Uma ótima alternativa é cozinhar em casa sempre que possível para ter mais controle sobre os ingredientes e o modo de preparo. Cada caso é único, sendo importante trabalhar em conjunto com seu médico e nutricionista para criar um plano de gerenciamento da diabetes personalizado e eficaz.

Esse conteúdo foi produzido com o apoio da nutricionista parceira, Dra Carol Netto – CRN 10376.

Participe do nosso CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *