Pra muita gente é impossível começar o dia sem um cafezinho. Mas será que a cafeína afeta o controle da glicemia?
Da Redação Um Diabético
Tem gente que considera que o dia só começa depois da primeira xícara de café. A bebida faz sucesso no mundo e tem fãs espalhados por todo lado.

Mas você tem ideia de como o café pode afetar o seu diabetes? Será que a cafeína afeta o controle da glicemia?
Primeiro ponto: a gente precisa pensar como vamos consumir o café. Com leite? Puro? Vamos adoçar esse café? Isso é importante. Açúcar, adoçante ou mel?
Se for açúcar refinado, açúcar cristal, por exemplo, isso vai ter um impacto por conta do açúcar. Se for adoçante, não vai ter esse impacto E se for com leite, também vai ter um impacto, porque é o café com leite.
O segundo ponto é em relação à cafeína. Em excesso, cafeína merece uma atenção especial.
Há estudos que dizem que a cafeína em excesso pode aumentar a glicose no sangue. Mas também tem pesquisas que mostram que pessoas que consomem café diariamente e convivem com o diabetes tipo dois conseguem melhorar o controle do diabetes. E também tem estudo mostrando que pessoas que consomem café têm menor chance de desenvolver o diabetes tipo dois.
Como não existe consenso, a recomendação médica é que uma pessoa consuma de duas até cinco xícaras de café por dia. Mais que isso pode trazer algum malefício. E cada caso é um caso.
E é bom perguntar também para a nutricionista ver como está o controle da sua glicemia.
E cuidado com os acompanhamentos – um pãozinho, um biscoito… no fim são eles que podem impactar no seu organismo.