É considerado um produto básico, mas muito prático para fazer aquele lanchinho rápido. É a base para patês, geleias e queijos. E tem quem goste de comê-lo puro mesmo. Afinal, é bolacha ou biscoito de água e sal? Mas, aqui, a dúvida é outra: diabético pode comer bolacha de água e sal?
A denominação fica a seu critério, mas, como sou paulista, vou usar “bolacha”, ta bom? Quando eu descobri que sou diabético, uma das primeiras orientações repassadas foi trocar o pão francês pela bolacha de água e sal. Mas, tal qual o pão, a bolacha também tem carboidrato e é ai que, às vezes, a gente pode estar fazendo uma troca não muito boa!
De acordo com a Carol Neto, nutricionista, em calorias, seis bolachas de água e sal são equivalentes a um pão francês. Então, a não ser que você se sinta saciado com poucas unidades de bolacha, essa troca não faz muito sentido.
Cuidado com a quantidade
O consumo da bolacha de água e sal pelo diabético está longe de ser proibido! Mas vale ponderar se essa é a melhor escolha. É mais fácil, por exemplo, se perder na contagem de bolachas consumidas quando pegamos um pacote e vamos comendo aos poucos.
É um produto pequeno e prático, vamos comendo quase igual pipoca, sem perceber. Já o pão francês, uma vez preparado da forma preferida, você tem consciência da quantidade que está comendo. Além disso, o pão frânces pode saciar mais que as bolachas.
Mas a notícia boa é que você pode variar o cardápio! Um dia pão, outro dia bolacha de água e sal. Sempre com monitoramento e contagem de carboidratos, claro. O perigo é só o exagero!
Qual é a sua escolha preferida? O pãozinho ou a bolacha (biscoito) de água e sal? E você consegue comer com moderação ou sofre pra ficar dentro da quantidade ideal? Comente aqui!