Médicos voluntários realizam ações de saúde para zerar filas de espera do SUS no Ceará
O Jornalista Tom Bueno parte para o Ceará em busca de histórias, que serão retratadas em um documentário mostrando a realidade de adultos e crianças que convivem com diabetes e participam da ação social realizada pela SAS Brasil com o apoio da empresa Novo Nordisk Brasil.
A ação do projeto, permite acesso médico e assistencial de pessoas com diabetes que vivem em cidade com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média brasileira. A ideia é registrar em formato documental as histórias de quem é atendido pelo projeto e que antes estavam esquecidos, sem assistência à saúde e ao tratamento do diabetes.
A ação de saúde acontece nos distritos de Celsolândia, nos dias 1 e 2 de novembro, em Barrinha de Baixo, nos dias 3 e 4, e na Vila do Preá, no dia 5. O objetivo é trazer especialidades médicas que os pacientes aguardam há muito tempo na fila do SUS. O projeto conta com atendimento básico e equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiras, nutricionistas, psicólogos e outras especialidades. No atendimento infantil terão também: oftalmológico com doação de óculos, atendimento odontológico e educação em saúde bucal e em ações focadas na saúde mental e nutrição.
Além de atendimentos em outras áreas complementares: de ginecologia e exames preventivos do câncer de pele com dermatologia, procedimentos e pequenas cirurgias de pacientes que aguardam na fila do SUS.
Até o momento o projeto beneficiou aproximadamente 10 mil pessoas e pretende expandir esse número ao longo do tempo.
Parabéns 👏👏👏
Projeto incrível