Surto de herpes-zóster: entenda os cuidados para quem tem diabetes

Outras Doenças

Em 2024, o Brasil enfrenta um surto de herpes-zóster. Nos primeiros dois meses do ano, o número de casos já triplicou em comparação com o mesmo período de 2023, atingindo 27 mil, segundo o Ministério da Saúde. Essa realidade preocupante exige atenção redobrada da população, especialmente das pessoas com diabetes, grupo mais vulnerável à doença.

O herpes-zóster, popularmente conhecido como “cobreiro” é causado pelo mesmo vírus da catapora. A doença se manifesta causando feridas com bolhas dolorosas, principalmente no tronco, braços, pernas e, em casos raros, nos ouvidos. A doença pode ser extremamente dolorosa e debilitante, afetando o trabalho, as atividades diárias e a qualidade de vida. Em casos graves, pode levar a complicações como pneumonia, encefalite e até mesmo a morte.

DIABETES E HERPES-ZÓSTER

Pessoas com diabetes são especialmente vulneráveis ao herpes-zóster, pois o seu sistema imunológico, já comprometido, aumenta o risco de contrair a doença e de desenvolver complicações graves. Estudos demonstram que diabéticos têm até cinco vezes mais chances de serem hospitalizados por herpes-zóster em comparação com pessoas sem diabetes.

A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

A vacinação, a melhor forma para se proteger contra a doença, é altamente recomendada para pessoas com diabetes e acima de 50 anos. A vacina atua fortalecendo o sistema imunológico, tornando mais difícil para o vírus infectar o organismo. Mesmo que a doença se manifeste, a imunização pode amenizar os sintomas e reduzir o tempo de recuperação.

ONDE ENCONTRAR A VACINA

A vacina contra o herpes-zóster, não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), mas isso não significa que você não possa se proteger! Em clínicas particulares e através de planos de saúde é possível ter acesso à imunização. O preço da dose varia entre R$ 150,00 e R$ 250,00, dependendo do local. Para completar o esquema vacinal, são necessárias duas doses com intervalo de 2 a 6 meses entre elas.

Saiba todos os detalhes do calendário de vacinação desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Imunização aqui.

Saiba Mais:

Gostou do conteúdo? Participe da nossa comunidade:

Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

5 thoughts on “Surto de herpes-zóster: entenda os cuidados para quem tem diabetes

  1. aqui na minha cidade a vacina herpes zoster somente em clinicas particulares e gera em torno de 800 a 950 reais cada dose sendo assim fica inviavel a grande parte da populacão

  2. A vacina contra herpes zoster é eficaz para quem ja tem herpes simples e nesse caso não é contra indicada?

  3. Sou diabética tipo 1 desde os 4 anos de idade. Vou fazer 49 anos no final de agosto. Posso tomar a vacina da herpes-zóster ou tenho que esperar fazer 50 anos?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *