Semaglutida pode reduzir em 24% o risco de doenças renais em pessoa com diabetes tipo 2

Outras Doenças

A empresa Novo Nordisk, líder global em saúde, divulgou hoje os resultados principais do estudo de desfecho renal FLOW, que revelou uma significativa redução de 24% no risco de doenças renais em pessoas com diabetes tipo 2. O estudo, que envolveu 3.533 participantes com diabetes tipo 2 e doença renal crônica, comparou o uso da semaglutida injetável de 1,0 mg com placebo como adjuvante ao tratamento padrão para prevenir a progressão da insuficiência renal e o risco de mortalidade renal e cardiovascular.

Os resultados, baseados em uma interrupção precoce do estudo devido à eficácia comprovada, demonstraram uma redução estatisticamente significativa e superior na progressão da doença renal, eventos cardiovasculares adversos e mortalidade em 24% nas pessoas tratadas com 1,0 mg de semaglutida em comparação com o grupo placebo. Além disso, a segurança e a tolerabilidade da semaglutida de 1,0 mg foram confirmadas, refletindo estudos anteriores.

“Estamos entusiasmados com os resultados do estudo FLOW, que destacam o potencial da semaglutida de 1,0 mg para reduzir o risco de progressão da doença renal em pacientes com diabetes tipo 2”, declarou Martin Holst Lange, vice-presidente de Desenvolvimento da Novo Nordisk. Cerca de 40% das pessoas com diabetes tipo 2 sofrem de doença renal crônica, tornando os resultados do estudo FLOW uma promissora opção de tratamento com GLP-1 para essa população.

A Novo Nordisk planeja solicitar aprovações regulatórias para uma expansão do rótulo do Ozempic nos Estados Unidos e na União Europeia em 2024, com base nos resultados positivos do estudo. Detalhes adicionais do estudo serão apresentados em uma conferência científica ainda neste ano.

O estudo FLOW, conduzido em 28 países e cerca de 400 locais de investigação, foi um ensaio randomizado, duplo-cego, de grupos paralelos, controlado por placebo, que comparou semaglutida injetável 1 mg com placebo como adjuvante ao tratamento padrão em pessoas com diabetes tipo 2 e doença renal crônica. O estudo teve início em 2019 e seu principal objetivo foi demonstrar o atraso na progressão da doença renal crônica e reduzir o risco de mortalidade renal e cardiovascular.

O Ozempic é aprovado para uso subcutâneo semanal em 0,5 mg e 1,0 mg como adjuvante à dieta e exercício físico para melhorar o controle glicêmico em adultos com diabetes tipo 2, além de reduzir o risco de eventos cardiovasculares adversos em adultos com diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares estabelecidas.

1 thought on “Semaglutida pode reduzir em 24% o risco de doenças renais em pessoa com diabetes tipo 2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *