São Caetano do Sul distribui sensor de glicose para crianças e adolescentes

Tratamento

Da Redação

Conteúdo produzido pela equipe Um Diabético. Sugestão de pauta envie e-mail para redacao@umdiabetico.com.br

O Todos pelo Diabetes acompanhou o lançamento do programa “Diabetes sob Controle”, da prefeitura de São Caetano do Sul, no ABC Paulista. Crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos de idade com diabetes tipo1 cadastradas no programa Saúde da Família têm acesso gratuito ao sensor FreeStyle Libre que permite o monitoramento da glicose do sangue.

A entrada no programa é feita pela UBS referência da criança e o acompanhamento será feito pelo endocrinopediatra na USCA (Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente) ou no CTNEN (Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial).

O FreeStyle Libre

Do tamanho aproximado de uma moeda de um real, o sensor digital de glicemia é aplicado na parte posterior superior do braço e foi desenvolvido para ser resistente à água. O FreeStyle Libre mede de forma contínua os níveis de glicose no sangue e os dados coletados ficam disponíveis em um aplicativo que, além de permitir aos pais monitorar a glicemia dos filhos utilizando um smartphone, possibilita a geração de relatórios frequentes para a Secretaria de Saúde e para os médicos responsáveis. 

De acordo com o fabricante, estudos demonstraram que o sensor está associado a melhores resultados no controle da diabetes, incluindo a redução da hipoglicemia. Na Europa, um estudo mostrou que 97% das crianças e adolescentes disseram que o sistema é mais fácil de usar do que o tradicional teste com picadas no dedo.

Confira o vídeo completo sobre o programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *