Nesta terça-feira (30), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Off Label, com o objetivo de combater a importação ilegal de medicamentos usados no tratamento de diabetes tipo 2 e também para obesidade. A operação ocorreu simultaneamente nos estados de São Paulo e Maranhão.
As investigações começaram após um brasileiro ser flagrado desembarcando de um voo de Dubai com 32 caixas do medicamento Mounjaro, que, embora aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não é comercializado no Brasil. O suspeito apresentou laudos médicos e receitas falsificadas para justificar a posse do remédio, evitando assim o pagamento de impostos, que somariam quase 30 mil reais.
Como parte da operação, equipes da Polícia Federal cumpriram quatro mandados de busca e apreensão. O foco foi desmantelar um esquema de importação ilegal, envolvendo médicos e clínicas que usavam o medicamento. A Receita Federal tem realizado apreensões recorrentes em 2024, e apenas em julho, seis pessoas foram presas e 157 caixas do medicamento foram apreendidas.
A equipe de jornalismo do portal Um Diabético solicitou uma nota de posicionamento a empresa fabricante do Mounjaro, a Lilly, mas até o fechamento desta reportagem não fomos respondidos.
Segurança e cuidado para comprar medicamentos
Ao comprar medicamentos, é fundamental adotar medidas de segurança para evitar a aquisição de produtos falsificados. Eles podem não conter os ingredientes ativos necessários, conter ingredientes nocivos ou estar mal conservados, colocando em risco a saúde do paciente.
Para garantir a autenticidade do medicamento, adquira remédios somente em farmácias e estabelecimentos autorizados pela Anvisa. Verifique a procedência do medicamento, procure informações sobre a empresa fabricante e desconfie de preços muito abaixo do mercado. Além disso, é importante checar a embalagem e o lacre do produto, e sempre exigir a nota fiscal.
Sobre o Mounjaro
O Mounjaro, que tem a tirzepatida como princípio ativo, é usado para tratar a obesidade e o diabetes tipo 2. Este medicamento é injetável e imita dois hormônios importantes para controlar o apetite e o metabolismo: o GLP-1 e o GIP. Ele ajuda a reduzir o apetite, melhora a sensibilidade à insulina e retarda o esvaziamento do estômago, o que aumenta a sensação de saciedade após as refeições.
Os estudos mostram que o Mounjaro pode causar uma perda de peso significativa, maior do que outros medicamentos semelhantes. Além disso, ele é eficaz em reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2, ajudando também a baixar a pressão arterial e melhorar os níveis de colesterol.
Notícia em atualização
Participe da CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.