O governador do Paraná, Ratinho Junior, sancionou o Projeto de Lei 1036/2023, que prevê a distribuição gratuita de sensores de glicose para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos com diabetes tipo 1. A iniciativa, aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná no último dia 25 de novembro, foi noticiada pelo portal “Um Diabético”, foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Próximos passos
A Secretaria de Estado da Saúde (SESA-PR) confirmou que está trabalhando na regulamentação do serviço para viabilizar a entrega dos dispositivos. Esses sensores, que monitoram continuamente os níveis de glicose no sangue, são ferramentas essenciais para o controle do diabetes, oferecendo mais segurança e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias.
Sensor pelo Brasil
Atualmente, o sensor de glicose é distribuído em mais de 39 localidades pelo Brasil. Com a aprovação dessa lei, o Paraná expande o uso dessa tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando milhares de pessoas.
O impacto do diabetes no Paraná
Dados recentes da Secretaria de Estado de Saúde revelam que mais de 881 mil pessoas convivem com diabetes no estado. Entre 2018 e 2022, a doença foi a terceira maior causa de mortalidade prematura. O cenário reforça a necessidade de medidas que ampliem o acesso a tecnologias de monitoramento e controle da glicemia, contribuindo para a redução de complicações graves e custos relacionados ao tratamento.
O projeto é de autoria dos deputados Luiz Claudio Romanelli, Tercílio Turini, Delegado Tito Barichello, Luciana Rafagnin, Marcia Huçulak e Arilson Chiorato, que defenderam a medida como uma forma de melhorar a qualidade de vida e o controle da saúde dos pacientes com diabetes.
Participe do CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.