Nesta quinta-feira (20), a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre medicamentos falsificados que afirmam conter semaglutida, um ingrediente ativo usado nos medicamentos Ozempic e Wegovy, indicados para o tratamento de diabetes e auxílio na perda de peso.
Segundo a OMS, foram identificados três lotes falsificados de semaglutida no Brasil e no Reino Unido em outubro de 2023, e nos Estados Unidos em dezembro de 2023.
A semaglutida não é recomendada pela OMS para o controle do diabetes pelo seu alto custo. Mas está sendo avaliada para possíveis diretrizes rápidas quanto ao seu uso no tratamento da obesidade, como parte de um modelo mais amplo de cuidados de saúde.
Os riscos dos medicamentos falsos
Os medicamentos falsificados representam um sério risco à saúde, podendo causar complicações consequentes de níveis descontrolados de glicose no sangue ou de gestão inadequada do peso corporal. A OMS destaca a importância dos pacientes adquirirem medicamentos somente mediante prescrição médica de profissionais licenciados, além de alertar sobre os perigos de comprar medicamentos de fontes não verificadas, especialmente por meio de compras online.
No alerta, a OMS apresentou respostas que as empresas farmacêuticas tomaram como medidas legais contra várias entidades. Entre elas, Spas médicos e centros de bem-estar, que estavam vendendo produtos falsos alegando conter tirzepatida e semaglutida. Uma delas anunciou novas ações judiciais contra seis dessas empresas por comercializarem produtos adulterados com tirzepatida.
Participe do nosso CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.