Mounjaro pode tratar doença do sono e evitar diabetes, diz estudo

Outras Doenças Tratamento

Um estudo apresentado nesta sexta-feira (21) no 84⁠º encontro anual da Associação Americana de Diabetes (ADA) em Orlando, Flórida, demonstra que a substância do Mounjaro, chamada tirzepatida, um medicamento já aprovado para o tratamento da obesidade, também é eficaz na redução da gravidade da apneia do sono, mais conhecida como doença do sono, e pode auxiliar na prevenção do diabetes tipo 2.

A complexa interação entre apneia do sono, obesidade e o diabetes tipo 2 , e como essa combinação aumenta significativamente o risco de problemas cardíacos, derrames e outras doenças metabólicas graves foi destaque na apresentação.

Além disso, para os pacientes que lutam contra essas condições, as opções de tratamento geralmente incluem terapia com pressão positiva contínua nas vias aéreas, modificações no estilo de vida como dieta e exercícios para a obesidade, e medicamentos para o diabetes tipo 2.

Diabetes e apneia do sono podem ser tratados com Mounjaro
Imagem: Shutterstock
@denisefrancoendo – diretamente do ADA – Orlando (FL)

O estudo recente publicado na New England Journal of Medicine traz esperança para essas pessoas. Segundo a Dra. Denise Franco, que está acompanhando o evento, os resultados reduziram significativa no número de apneias por hora e no índice de apneia-hipopneia, parâmetros utilizados para diagnosticar a apneia do sono.

Por isso, a melhora respiração durante o sono se traduziu em sono mais reparador, qualidade de vida aprimorada e bem-estar geral dos pacientes. “Tratando a apneia do sono você pode melhorar a qualidade de vida da pessoa que tem, obesidade e diminui o risco de diabetes”, afirma a endocrinologista.

Mais de 900 pessoas com apneia do sono moderada a grave e obesidade, receberam o remédio ou placebo por 52 semanas.

Resultados que podem tratar apneia do sono e evitar diabetes

  • Redução significativa da apneia do sono: o grupo medicado apresentou uma redução média de 25,3 eventos de apneia por hora, em comparação com uma redução de apenas 5,3 eventos no grupo placebo.
  • Mais de 50% dos medicados alcançaram a remissão da apneia do sono: isso significa que sua apneia do sono não era mais considerada clinicamente significativa.
  • Melhorias na qualidade do sono e na saúde geral: os pacientes que tomaram tirzepatida relataram melhor qualidade do sono, menos sonolência diurna e uma redução em medidas de risco cardiometabólico, como pressão arterial e colesterol.
  • Prevenção do diabetes tipo 2: pessoas que usaram a medicação apresentaram uma redução de 54% no risco de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com o grupo placebo.

Os resultados do estudo chamado “SURMOUNT OSA” e de outros estudos recentes com a tirzepatida sugerem que o medicamento pode se tornar uma ferramenta valiosa no tratamento da apneia do sono, da obesidade e na prevenção do diabetes tipo 2, oferecendo aos pacientes uma abordagem abrangente para essas condições complexas e promovendo uma vida mais saudável e plena. Mas, é importante destacar que, no Brasil, apesar de aprovado o medicamento ainda não chegou nas farmácias brasileiras.

Participe da CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *