Combate à retinopatia diabética: tenha acesso as orientações e saiba o que fazer

Tratamento

A Federação Internacional de Diabetes (IDF), em parceria com a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB), lançou um manual para a prevenção da retinopatia diabética.

Este guia tem o objetivo principal de educar médicos, profissionais de saúde, políticos e formuladores de políticas públicas sobre as melhores práticas para prevenir e controlar essa condição que pode levar à perda de visão em pessoas com diabetes.

Atualmente, existem 537 milhões de adultos entre 20 e 79 anos vivendo com diabetes no mundo. A previsão da IDF é que, em 50 anos, esse número chegue a 1,3 bilhão.

A situação é especialmente preocupante em países em desenvolvimento, como o Brasil, onde o acesso aos cuidados de saúde é limitado e o tratamento nem sempre é rápido ou adequado.A prevalência do diabetes tipo 2 está aumentando rapidamente, e com ela, as complicações como a retinopatia diabética (RD) também tendem a crescer.

O QUE É RETINOPATIA DIABÉTICA

A retinopatia diabética é uma das complicações mais sérias do diabetes e pode resultar em perda de visão se não for diagnosticada e tratada a tempo. O novo manual da IDF e IAPB destaca a relação direta entre diabetes e RD, pontuando o impacto devastador que essa condição pode ter na vida das pessoas afetadas.

SOBRE O MANUAL

O manual apresenta uma abordagem multissetorial para a prevenção e tratamento da retinopatia diabética, fornecendo recomendações claras de políticas públicas para melhorar a prevenção e os cuidados.

Entre os autores do manual está o coordenador do Departamento de Saúde Ocular da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), um especialista que contribuiu com sua experiência para desenvolver essas diretrizes.

Para saber mais sobre como prevenir e tratar a retinopatia diabética e acessar o manual completo, clique aqui.

Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *