Você sabia que chimpanzés também podem ter diabetes? Pois é, no Zoológico de Belo Horizonte, Serafim, de 36 anos, convive com diabetes tipo 1.
O médico veterinário do zoológico, Bruno Péricles, em entrevista ao portal Itatiaia, contou que ele tem uma dieta especial, adaptada 100% para ele e de acordo com a doença. Além disso, a equipe veterinária mede a glicose de Serafim todos os dias, uma medida essencial para o controle do diabetes. O método usado é o mesmo que para humanos, na ponta do dedo, com as fitas de glicemia.
O veterinário relata que o chimpanzé passou por diversos treinamentos para receber os cuidados necessários no tratamento da doença.
Bruno explica que a coleta da gota de sangue é feita com condicionamento, usando reforço positivo: sempre que o animal coloca o dedo para ser furado, recebe uma recompensa alimentar, dentro da sua dieta. Eles já são treinados para colocar o dedo para medir a glicemia e o braço para tomar insulina. Esse método foi desenvolvido para evitar estresse e deixá-lo confortável.
Alimentação de um Chimpanzé sem banana
Estamos acostumados a ouvir e até ver que “macacos” amam comer banana, fruta que, tecnicamente, não pode faltar na alimentação diária dos primatas. Mas, no caso de Serafim, o cenário muda: ele não pode comer banana.
O médico veterinário explica que o zoológico conta com um setor de nutrição que criou uma dieta especial para ele. Cada alimento é avaliado com muito cuidado, considerando os níveis de açúcar e carboidrato. É um cuidado com a medicação e a alimentação que precisa ser observado com atenção para manter o controle glicêmico.
Participe do CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.