Apesar de parecer inofensiva para muitos, a gripe pode levar a sérias consequências graves. Números divulgados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelam que desde o início de 2024 mais de 2300 mortes por síndrome respiratória grave, causada também pela gripe, foram registradas no Brasil. Para quem convive com doenças crônicas, incluído o diabetes, os riscos de gravidade aumentam em caso de contaminação.
Diante disso, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e a Associação Americana de Diabetes (ADA) recomendam que toda a população que convive com a doença e tem acima de 6 meses de idade seja vacinada. A imunização é importante para reduzir as chances dessas complicações graves do vírus que podem evoluir para pneumonia e até levar à morte.
Se acordo com dados de estudos controlados, divulgados pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a vacina pode reduziu a internação de pacientes relacionados ao diabetes em até 79% durante epidemia de gripe.,
O portal Um Diabético traz quatros motivos importantes para uma pessoa com diabetes tomar a vacina da gripe, são eles:
1. Complicações respiratórias: A gripe pode causar complicações respiratórias graves, como pneumonia, bronquite e outras infecções pulmonares. Pessoas com diabetes têm um sistema imunológico mais frágil, o que as torna mais suscetíveis a essas complicações.
2. Agravamento do controle glicêmico: A infecção viral da gripe pode aumentar os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes, dificultando o controle da glicose. Isso pode levar a complicações agudas, como cetoacidose diabética em pessoas com diabetes tipo 1 ou hiperglicemia grave em pessoas com diabetes tipo 2.
3. Risco de hospitalização: Pessoas com diabetes têm maior probabilidade de serem hospitalizadas devido à gripe e suas complicações. A necessidade de internação aumenta o risco de complicações adicionais (contrair outros vírus e bactérias), bem como o custo e o tempo de recuperação.
4. Aumento do risco de morte: Estudos mostraram que pessoas com diabetes têm maior risco de morte relacionada à gripe em comparação com a população em geral. Isso ocorre devido à maior probabilidade de desenvolver complicações graves, como pneumonia, durante a infecção por gripe.
A vacina da gripe é segura e eficaz. O Ministério da Saúde reforça a necessidade da população ser imunizada. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (ONU), a cada ano, na região das Américas, em torno de 772 mil pessoas são internadas e até 72 mil morrem em consequência da gripe.
A vacina contra a gripe é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil como parte da campanha nacional de vacinação. Destinada a grupos prioritários, como crianças, gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas, a vacinação ocorre geralmente durante o outono em postos de saúde e locais temporários de imunização. Essa vacina é uma medida fundamental para reduzir o impacto da gripe, protegendo especialmente aqueles mais suscetíveis a complicações graves da doença.
Veja mais conteúdos sobre vacina da gripe e diabetes:
Gostou do conteúdo?
Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.