O Diabetes tem por característica principal a alta taxa de glicose no sangue. É uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Reconhecer os sintomas, é importante para diagnosticar, tratar e no caso do pré-diabetes ou diabetes reduzir os riscos ao organismo causados pela glicose alta, entre eles: infarto, AVC, doença renal, problema de visão e vascular, além de outros.
Os sintomas do diabetes podem variar de pessoa para outra e alguns indivíduos podem não apresentar sinais considerados óbvios. O diagnóstico precoce e o o gerenciamento eficaz do diabetes, podem ajudar a prevenir complicações graves e melhorar a qualidade de vida a longo prazo.
O portal Um Diabético conversou com a endocrinologista Dra. Denise Franco, membro da Sociedade Brasileira de Diabetes, para entender quais são os 8 sintomas mais comuns entre as pessoas que estão com glicose alta no sangue, são eles:
1. Sede em excesso e boca seca
Sentir uma sede intensa, constante e a boca seca mesmo após beber água, é um dos sinais mais característicos do diabetes. Isso pode ocorrer por conta da eliminação aumentada de líquidos pelo corpo devido aos altos níveis de glicose no sangue.
2. Urinar em excesso
A necessidade de urinar com frequência, especialmente durante a noite, é um sintoma comum de glicose alta no sangue. Isso ocorre quando os rins tentam filtrar e excretar o excesso de açúcar no sangue. É muito comum, você encontrar formigas no vaso sanitário quando a pessoa se encontra nesse estágio, isso pode ser um sinal de açúcar na urina.
3. Fome Excessiva
Apesar de comer regularmente, as pessoas com diabetes podem sentir fome constante devido à incapacidade das células do corpo de absorverem adequadamente a glicose como fonte de energia.
4. Perda de peso inexplicável
Embora o diabetes seja frequentemente associado à obesidade, algumas pessoas podem experimentar uma perda de peso inexplicável devido à incapacidade do corpo de utilizar adequadamente a glicose como fonte de energia. Portanto apesar de você comer mais, acaba perdendo mais peso, esse é grande sintoma que deve ser olhado bem de perto. Observe bem caso essa perda de peso seja sem motivo aparente, pode ser um dos sintomas de glicose alta no sangue (diabetes mal controlado).
5. Fadiga constante
O cansaço extremo e a falta de energia, são sintomas frequentes de glicose alta no sangue, pois as células não recebem a quantidade de glicose adequada para funcionar corretamente, resultando em um quadro de fadiga extrema.
6. Visão Turva ou embaçada
O diabetes mal controlado pode afetar os olhos, causando visão turva ou embaçada. Isso ocorre devido às alterações nos níveis de açúcar no sangue, que podem afetar a forma da lente dentro do olho.
7. Feridas que não cicatrizam ou infecções genitais
Feridas, cortes e contusões ou infecções frequentes que demoram mais do que o normal para cicatrizar/melhorar, podem ser um sinal de diabetes mau controlado e é importante iniciar o tratamento o quanto antes, para equilibrar os níveis de açúcar no sangue.
8. Formigamento ou dormência
Sensações de formigamento, dormência ou queimação nas mãos, pés ou pernas podem ser um sinal de neuropatia diabética, uma das complicações mais comuns em quem convive com diabetes e tem alterações nos níveis de açúcar no sangue por um longos períodos.
Fatores de risco para o diabetes
Vale lembrar que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 40% das pessoas que convivem com diabetes no Brasil não sabem que tem a doença porque não apresentam sintomas.
Alguns fatores de risco podem te ajudar a prevenir as complicações da doença mal controlada. São eles:
- Obesidade
- Histórico familiar
- Gordura abdominal maior e pernas mais finas
Fique atento pois estes são fatores de risco ou pré-disposição a desenvolver o diabetes tipo 2. A percepção dos sintomas associados ao diabetes pode ser um sinal de alerta, por isso é importante buscar orientação médica em caso de suspeita.
Quer saber mais? Assista o vídeo:
Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.