A diabulimia é uma condição séria e ainda pouco conhecida que ameaça a saúde de pessoas com diabetes tipo 1. Ela acontece quando alguém manipula ou deixa de tomar insulina para perder peso, misturando os perigos da diabetes descontrolada com os danos físicos e emocionais da bulimia.
Diabulimia não é bulimia
Ao contrário do que o nome sugere, a diabulimia não é simplesmente ter diabetes e bulimia ao mesmo tempo. Ela se refere a não tomar insulina de propósito para emagrecer. A insulina é essencial para manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados e permitir que as células do corpo usem esse açúcar como energia. Sem insulina, o açúcar não usado é eliminado pela urina, resultando na perda de calorias e de peso.
Além disso, transtornos alimentares são 2 a 3 vezes mais comuns em pessoas com diabetes tipo 1, especialmente entre adolescentes e jovens adultos. Após o diagnóstico, a introdução da insulina geralmente faz com que o peso perdido seja recuperado, o que é um sinal positivo do tratamento. No entanto, ganhar peso pode causar insatisfação com o corpo, levando algumas pessoas a manipular a dose de insulina para tentar controlar o próprio peso.
Por isso, não tomar insulina pode causar níveis altos de açúcar no sangue, levando à cetoacidose diabética – uma condição grave que pode resultar em internações de emergência e até na morte. A hemoglobina glicada, que mostra o controle do açúcar no sangue nos últimos três meses, geralmente fica alta, aumentando o risco de complicações sérias, como problemas nos olhos, rins e nervos.
Se você conhece alguém que pode estar enfrentando este problema, é fundamental buscar ajuda de uma equipe de especialistas em diabetes e transtornos alimentares, incluindo endocrinologistas, psicólogos e nutricionistas. O apoio da família também é essencial para o sucesso do tratamento.
Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.