O Ministério da Saúde divulgou que o Brasil estima contabilizar mais de 4,1 milhões de casos de dengue em 2024. Em meio aos crescentes números de infectados é preciso redobrar os cuidados para quem tem diabetes ou doenças cardiovasculares, como a hipertensão.
Segundo o Dr. Márcio Krakauer, endocrinologista , o grande risco da dengue para as pessoas que tem diabetes ou hipertensão é a doença se tornar hemorrágica, podendo elevar os níveis de glicose, além de subir a pressão arterial.
“É preciso, em casos de contaminação pela dengue, redobrar os cuidados com a alimentação e o monitoramento. Se possível, cheque mais vezes do que o comum pois pode haver uma descompensação muito rápido. É necessário também manter o repouso e se hidratar.” afirmou o médico.
A explosão de casos de dengue em diversas regiões do país fez com que ao menos quatro estados, entre eles Acre, Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal, decretarem situação de emergência em saúde pública. O município do Rio de Janeiro também está em situação de emergência.
“Quem tem acesso ou pode adquirir a vacina da dengue deve se vacinar o quanto antes” ressaltou o especialista. Márcio comentou ainda sobre o que fazer com a medicação para pessoas que tem diabetes e hipertensão, “Essas pessoas podem tomar a medicação normalmente. Quem tem diabetes tipo 2 e contraiu a dengue precisa parar, caso esteja tomando, o uso de Aspirina ou anti-inflamatórios, devido o risco de aumentar as chances de uma evolução para a dengue hemorrágica. É recomendado também não fazer o uso de anticoagulantes, o recomendado é tomar Dipirona ou Paracetamol nesses casos”.
Apenas neste ano de 2024, o Brasil já registrou um total de 392.724 casos prováveis de dengue, de acordo com números divulgados pelo Ministério da Saúde. O ministério também confirmou 54 mortes pela doença no país. Outros 273 óbitos estão sendo investigados para saber se são decorrentes da dengue.
Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.