Diabetes e Carnaval: Como tratar a ressaca?

Tratamento

Carnaval é sinônimo de alegria, música e dança! No entanto, para pessoas que convivem com diabetes, é necessário ter responsabilidade para aproveitar a festa com segurança. Por isso, durante o período de folia, os cuidados básicos com a saúde, como: sono, alimentação e hidratação são essenciais. 

Além disso, devido ao clima festivo, é bastante comum a ingestão de álcool. Caso decida consumir bebidas alcólicas, é importante se atentar à quantidade e, principalmente, ao controle dos níveis de açúcar no sangue. 

A bebida alcoólica não é proibida para pessoas que convivem com a doença, mas é importante que verifique com o seu médico sobre a autorização do consumo, pois, a ingestão de álcool pode promover níveis extremamente baixos ou muito elevados de glicose, levando a graves riscos à saúde. 

Por isso, se lembre de beber com moderação e se atentar ao monitoramento dos níveis de açúcar no sangue com frequência. Isso porque o fígado, o órgão que metaboliza o álcool, vai precisar trabalhar dobrado e exigirá muita energia.

Apesar dessas orientações, caso passe pela famosa “ressaca” no dia seguinte à folia, trouxemos algumas dicas importantes para se cuidar: 

  • Beba bastante água! É comum que, após o consumo de bebidas alcoólicas, o corpo perca mais água que o habitual devido ao aumento na produção de urina. Nesse caso, é primordial priorizar a hidratação no dia seguinte.
  • Monitore os níveis de açúcar no sangue rigorosamente. Esse acompanhamento frequente é importante para entender como o seu corpo e organismo estão reagindo à mudança na rotina devido aos dias de folia. 
  • Diminua a quantidade de carboidratos. Desde a primeira refeição do dia até o jantar é importante reduzir a quantidade de carboidratos simples. Prefira os carboidratos complexos, que estão presentes nos alimentos integrais. 
  • Aumente o consumo de proteínas magras e folhas, pois elas contribuem para balancear a alimentação e trazer saciedade, sem aumentar os níveis glicêmicos.
  • Pratique exercícios físicos, mesmo com o corpo cansado dos dias de carnaval. Isso porque o seu corpo precisa se movimentar para voltar à estabilidade. 

Não se culpe! Sair da rotina às vezes é normal e não convém sofrer por isso. Com as nossas dicas você trata a ressaca de carnaval de forma saudável, e logo retorna à estabilidade e rotina de alimentação, sono e tratamento médico. 

Todos podem e devem aproveitar o carnaval. Mas, ter responsabilidade e consciência sobre suas condições é importante para não prejudicar o seu futuro.

Gostou do conteúdo?

Já envia para os amigos e familiares que vão aproveitar o carnaval!

Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *