Confinado na casa do Big Brother Brasil (BBB) desde janeiro de 2024, o canto Rodriguinho, integrante do famoso grupo de pagode “Os Travessos”, vem ganhando destaque na edição pelo seu comportamento, sua relação com os outros participantes e também por fazer comentários polêmicos, entre eles de diabetes “Cuidado com a sua diabetes”, disse o cantor a modelo Yasmin Brunet, outra participante do BBB 24. A fala do cantor rapidamente ganhou destaque nas redes sociais e gerou algumas críticas pela forma como foi dita.
O fato é que a “preocupação” do artista tem um motivo, Rodrigo convive com diabetes e recebeu o diagnóstico da doença em 2014, quando ainda era vocalista de “Os Travessos”. O cantor, conhecido por sua energia nos palcos, revelou que sua internação recente, após sentir-se mal durante um show, revelou o índice glicêmico atingindo 512 mg/dL, “Eu bebia uns oito litros de água por dia. Ia muito ao banheiro, ficava com sono e comecei a emagrecer mesmo comendo muita besteira. Conversei com minha mãe e com minha mulher e elas falaram para eu fazer um teste de diabetes. Comprei o teste e vi que estava com 512, quando o normal é de 80 a 110. E com 600, você fica em coma”, relembra Rodriguinho sobre os sintomas que o levaram ao diagnóstico”, compartilhou Rodriguinho.
No Brasil, mais de 40% das pessoas convivem com o diabetes tipo 2, o mesmo do Rodriguinho(BBB24), desconhecem sua condição, portanto não receberam o diagnóstico. Este tipo de diabetes é frequentemente descrito como “silencioso”, pois pode não apresentar sinais por anos. O diabetes tipo 2 é caracterizado pela pouca produção de insulina ou até pela dificuldade de ação dessa insulina no organismo (resistência insulínica). A causa pode tem um fundo genético, mas o sobrepeso ou a obesidade é o principal fator de risco para desencadear o problema. A falta de diagnóstico nos primeiros meses da doença pode resultar em complicações consideradas graves a longo prazo, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), Infarto, problemas renais e de visão, impotência sexual e até causar amputações.
Antes de entrar na casa do BBB24, o cantor Rodriguinho compartilho em suas redes sociais: “Sempre brinquei, briguei e negligenciei sobre tudo que se referia ao meu peso e tal… Esse post não é para causar nenhum sensacionalismo e nem para terem dó de mim, até porque está tudo sob controle… mas esse veículo aqui que sempre posto minhas alegrias, também serve para mantê-los informados sobre minha vida… fui parar no hospital com meu índice glicêmico marcando 512, ou seja… Descobri que sou diabético, e quem já viveu ou vive isso sabe o quanto este índice é alto”, compartilhou o cantor.
Rodriguinho, que já havia sido alertado sobre os riscos, agora encoraja todos a prestarem atenção aos sinais do próprio corpo, destacando a importância de não ignorar questões de saúde. Ele lembra que, embora esteja tudo sob controle, os remédios serão seus companheiros por um bom tempo.
É importante dizer que além das medicações prescritas pelo médio, o tratamento do diabetes, principalmente do tipo 2, é feito com mudanças de hábitos de vida como alimentação equilibrada, atividade física regular, acompanhamento médico, educação em diabetes e cuidados com a saúde mental. No caso do artista, meses antes de entrar no “Big Brother Brasil 24”, Rodriguinho havia buscado ajuda para emagrecer. Uma luta constante, como ele descreve, que remonta a anos anteriores. Em 2009, o cantor chegou a passar por uma lipoaspiração devido às dificuldades em perder peso, pesando 92 kg.
Desde então, o cantor tem adotado medidas para controlar a doença, como a redução do consumo de açúcar e a substituição de carboidratos por produtos integrais. Entretanto, os desafios persistem, como evidenciado em 2016, quando ele foi novamente alvo de comentários sobre seu peso durante uma aparição no programa “Encontro”, com Fátima Bernardes.
O caso de Rodriguinho serve como um alerta sobre a importância do autocuidado e da atenção aos sinais que o corpo emite, mesmo para aqueles que aparentemente parecem saudáveis. Sua sinceridade ao compartilhar sua jornada com seus fãs destaca a necessidade de uma abordagem proativa em relação à saúde, especialmente quando se trata de condições crônicas como o diabetes. Por isso, se você está acima do peso, tem casos de diabetes na família ou está apresentando algum dos sintomas mais comuns ( Clique aqui para saber os sintomas), a endocrinologista Denise Franco orienta para que você procure um médico e faça exames periódicos.
Gostou desse conteúdo?
Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.