Esperança para quem convive com diabetes tipo 1. Entenda como vai funcionar o estudo!
Isabella Pedreira, da Redação Um Diabético
A FDA, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, aprovou no dia 9 de março o inicio dos testes clínicos para uma nova terapia para diabetes tipo 1 que consiste na aplicação de células-tronco produtoras de insulina como uma forma de substituir as células beta produtoras de insulina danificadas. A responsável pela iniciativa é a empresa Vertex e a previsão de inicio dos testes é para o primeiro semestre de 2023 exclusivamente para população americana.
Para entender melhor
As células-tronco são células que ainda não amadureceram por completo, em comparação a outros tipos de células do corpo. Para esse estudo, foram cultivadas em laboratórios, recebendo as “instruções biológicas” corretas, ou seja, possibilitou a Vertex de estimular a célula a produzir um suprimento virtualmente ilimitado de células beta produtoras de insulina para pessoas com diabetes tipo 1.
Evolução da pesquisa
Embora ainda existam vários desafios para encontrar uma cura segura e eficaz para o diabetes tipo 1, os desenvolvimentos na terapia com células-tronco no ano passado foram promissores. Os dados divulgados em junho de 2022 da primeira pessoa a receber o VX-880 revelaram que o participante aumentou seu tempo na faixa para mais de 99%, com níveis de glicose que quase espelhavam uma pessoa sem diabetes. Um grande desafio, no entanto, é que o participante precisou de medicamentos imunossupressores para impedir que seu próprio sistema imunológico destruísse as novas células beta.
Nova tentativa encapsulada
Para resolver esse problema, a Vertex está testando outra nova terapia, a VX-264, que mantém as células beta em uma “bolsa” fechada, protegendo-as fisicamente das células imunológicas do corpo enquanto ainda permite que os nutrientes cheguem às células beta. Essa é uma estratégia conhecida como encapsulamento. A VX-264 usa as mesmas células beta derivadas de células-tronco que foram usadas no estudo anterior (VX-880). Além disso, embora a própria Vertex não tivesse investigado uma bolsa encapsulada antes, a empresa adquiriu a ViaCyte, outra empresa que estava investigando terapias com células-tronco para diabetes tipo 1, em julho de 2022. No momento da aquisição, a ViaCyte estava investigando um dispositivo encapsulado em um ensaio clínico fase 2.
Como a Vertex já conseguiu mostrar que as células, quando protegidas, podem restaurar a produção de insulina em alguém com DM1, há esperança de que, quando encapsuladas em uma “bolsa” especialmente projetada, a terapia seja mais segura e conveniente para as pessoas com tipo 1.
Ontem, dia 09 de março publicamos a notícia na nossa página no instagram e gerou comoção e esperança para pessoas que convivem com a diabetes “Para encerrar a semana cheia de esperança e o coração quentinho”; “Melhor notícia que poderia ter ouvido hoje” Confira o vídeo completo sobre isso!
Sou mãe pâncreas….meu filho abriu um quadro de diabetes tipo 1 aos 14 anos, hoje ele tem 21 anos. No início meu filho na esperança de uma “cura ‘, muito jovem, coisa que sabemos que não iria acontecer até então, ele fazia a dieta e exércitos para ter uma boa glicada e saúde a longo prazo. Mas infelizmente ele desistiu disso tudo, e não liga nem para tomar as insulinas, que hoje é sua vida. Meu desejo era de um dia vir a cura, nunca perdi a esperança.sigo você no Instagram, faço tudo para me.manter conectada
…faço minha parte como mãe que ama seu filho. Gostaria de saber como poderia participar desse ensaio? Sou capaz de vender o pouco que tenho, para ver meu filho com brilho no olhar.
Eu tenho diabetes desde 13 anos de idade e hoje tenho 22 anos. Quando ouço uma notícia dessa fico muito feliz porque só nois que tem diabetes sabe o quanto e ruim essa doença. Então por favor se for recruta pessoa para ser cobaia coloquem eu nesse teste porque se der certo eu vou fica muito feliz.
ola tudo bom? meu nome é rony
eu queria saber mais um pouco sobre a cura? como esta o andamento? qual os riscos?
Adoraria participar dessa pesquisa, meu sonho é ser curada dessa doença, já tenho retinopatia, estou tratando com laser e está bem controlada, tenho tb neuropatia, sinto bastante dor e gostaria muito de ser curada. Sou diabética tipo 1 há 20 anos
Tenho diabetes desde os 12 anos . Hoje tenho 22
Tenho esperança q um dia vou ser curada🙌
Se tiverem recrutando pessoas pra pesquisa.. adoraria poder fazer🙌🙏