Na manhã desta terça-feira (07), um avião carregado com insulinas e insumos para o tratamento do diabetes decolou do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, com destino a Canoas, no Rio Grande do Sul, uma das mais de 360 cidades atingidas pelas enchentes causadas pelas chuvas dos últimos dias no estado. Os medicamentos e materiais são de doações feitas por moradores de São Paulo e outras cidades vizinhas para as vítimas que convivem com diabetes e estão sem acesso aos insumos.
As insulinas e insumos doados foram entregues em dois pontos da cidade, na zona sul e zona oeste, entre a noite de segunda (06) e madrugada de terça. Para garantir a segurança e o armazenamento correto, as insulinas foram colocadas em caixas de isopor e identificadas pelas voluntárias que coordenaram todo o recebimento.
O objetivo era enviar 300 insulinas, mas a campanha, que ganhou repercussão nas redes sociais e contou com apoio dos principais produtores de conteúdo de diabetes, conseguiu 434 unidades do medicamento. Uma das voluntárias que coordenou e recebeu as doações foi a profissional de marketing Daniela Olmos (35), ela diz que mesmo que não estava em São Paulo quis ajudar: “Gente que estava fora do Brasil ou em outros estados compraram o estoque que tinha de insulina nas farmácias e enviaram para minha casa”.
Daniela é gaúcha e convive com diabetes, sua família mora em Taquara, no Vale do Paranhana, a cerca de 90 quilômetros de Porto Alegre. Segundo ela, além das doações muitas pessoas enviaram cartinhas e bilhetes com mensagens de carinho para dar ânimo e força para quem está lá na ponta, “fiquei com um sentimento de nostalgia porque sei do que a minha comunidade (pessoas com diabetes) é capaz”, revelou Olmos.
Ao chegar em Canoas (RS), as insulinas serão distribuídas pelas equipes do Instituto da Criança com Diabetes (ICD) que coordenam as ações e tentam localizar pacientes que precisam de insulina ou insumos para o tratamento do diabetes nas cidades afetadas pelas chuvas.
A campanha em São Paulo para arrecadar medicamentos e insumos para a população do Rio Grande do Sul continua. A expectativa é enviar uma nova remessa de medicamentos e produtos para diabetes na próxima sexta-feira (10). A necessidade maior é em receber insulinas NPH e REGULAR, mas as outras também podem ser doadas. Além disso, insumos como glicosímetro, tiras, sensor de glicose e agulhas também serão arrecadados.
Quem tiver interesse em ajudar pode entrar em contato pelos perfis abaixo:
Rio de Janeiro: @antonella_fabiana_dm1
Maricá RJ: @doceinfanciatipo1@dr.rodrigosiqueira@institutodiabetesbrasil
São Paulo: @somaisumadm1
Salvador: @institutodiabetesbrasil
Birigui SP: @adj.birigui
Itajai SC: @redededicar
Brasília: @institutodiabetesbrasil
Dionísio Cerqueira SC: @javiercordeiro
Joinville SC: @adijojoinville
Florianópolis SC: @adiflorsc
• Tem contato de todos os pontos de coleta específicos para insulina
• Se sua cidade não estiver na lista, aguarde ou ajude com pix para o @institutodacriancacomdiabetes
CHAVE PIX INSTITUTO: 02774358000105 (confirme o nome do CNPJ INSTITUTO DA CRIANÇA COM DIABETES)
Situação no Rio Grande do Sul:
As fortes chuvas que castigaram o Rio Grande do Sul nos últimos dias provocaram uma das maiores tragédias da história do estado. As inundações atingiram cerca de 360 municípios, deixando um rastro de destruição. Segundo a Defesa Civil do estado, mais de 870 mil pessoas foram afetadas, sendo que 20 mil foram para abrigos e quase 130 mil estão desalojadas.
Pai pâncreas levando as insulinas para o avião