Cura do diabetes: estudo é retomado após mortes não relacionadas ao tratamento

Cura

Uma nova esperança na luta contra o diabetes tipo 1: o estudo clínico da terapia celular VX-880 foi retomado após uma pausa de três meses. A retomada ocorreu após o comitê de monitoramento independente determinar que as mortes de dois participantes durante o estudo não estavam relacionadas ao tratamento.

Dados do estudo demonstram que todos os 14 participantes que receberam o VX-880 até o momento conseguem produzir insulina, isso representa um passo significativo em direção à potencial cura para o diabetes tipo 1, que atualmente afeta milhões de pessoas ao redor do mundo.

Brian Shelton: um marco na história do diabetes tipo 1

Brian Shelton – homem na imagem da capa – se tornou um símbolo de esperança na luta contra o diabetes tipo 1 ao participar do estudo clínico da terapia celular VX-880. Ele faleceu em janeiro de 2024. O comitê independente determinou que sua morte não estava relacionada à pesquisa. Isso significa que a terapia celular não foi a causa da morte.

Sua história inspiradora demonstra o potencial transformador dessa pesquisa inovadora. Brian Shelton viveu com diabetes tipo 1 por mais de 40 anos. Antes do tratamento com VX-880, ele dependia de injeções de insulina para controlar seus níveis de açúcar no sangue. Após isso, sua capacidade de produzir insulina naturalmente foi restaurada, libertando-o da necessidade de injeções diárias. Brian Shelton se tornou um defensor da pesquisa com células-tronco para o diabetes tipo 1, compartilhando sua história e inspirando esperança em outras pessoas com a doença até ganhar destaque pelo New York Times.

Entenda a trajetória da pesquisa VX-880

  • Início em 2021

Estudo clínico de fase 1/2 com 17 participantes com diabetes tipo 1 grave. Resultados iniciais: alguns participantes demonstram a capacidade de produzir insulina após o tratamento com vx-880.

  • Avanço em 2022

A independência da insulina foi alcançada por 3 participantes do estudo. E o restante dos 11 passaram a produzir insulina após o tratamento com vx-880.

  • Avanço em 2023

Todos os 14 participantes tratados com vx-880 conseguem produzir insulina. Para relembrar clique aqui.

  • Avanço em 2024

Estudo é interrompido após a morte de dois participantes. Para relembrar clique aqui.

Em Março, o comitê independente determinou que as mortes não estavam relacionadas ao VX-880. A última atualização é que o estudo foi retomado com a esperança de revolucionar o tratamento do diabetes tipo 1.

Segurança e próximos passos

A Vertex reitera a segurança do estudo VX-880, com base no perfil de segurança observado até o momento. E aponta que os reguladores globais e um comitê independente estão revisando os dados do estudo e se reunirão em breve para decidir sobre o futuro da pesquisa. A empresa ainda não divulgou se a pausa afetará o cronograma para aprovação do órgão regulatório internacional.

A pesquisa com VX-880 demonstra o potencial promissor das terapias com células-tronco para o tratamento do diabetes tipo 1. Apesar dos desafios, a busca por uma cura continua, inspirando esperança para milhões de pessoas que vivem com essa condição.

Acompanhe as últimas notícias para saber mais sobre essa pesquisa inovadora.

Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *