Um estudo realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) projeta que três em cada dez adultos do Brasil estarão com obesidade até 2030. Em 2022, a número de pessoas com a doença crônica era de aproximadamente 22%, mas fatores como a falta de tempo para exercícios físicos e o consumo crescente de alimentos ultraprocessados estão contribuindo para um aumento desse número. O relatório, publicado na revista Scientific Reports, destaca que, se as projeções se concretizarem, o Brasil se tornará o quarto país com o maior número de pessoas com obesidade do mundo até 2030, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.
No Dia Mundial da Obesidade, 04 de março, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar sobre os desafios enfrentados por indivíduos com excesso de peso, um novo alerta é emitido: até 2035, estima-se que metade das crianças e adolescentes brasileiros possam ser afetados pela obesidade, segundo o Atlas Mundial da Obesidade.
Embora exista um componente hereditário importante, o ganho de peso, associado ao sedentarismo e consumo frequente de alimentos ultraprocessados, tem uma relação direta com o desenvolvimento do diabetes tipo 2. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, estima-se que de 60% a 90% das pessoas com diabetes tipo 2, convivam com a obesidade e a incidência é maior após os 40 anos.
Globalmente, a federação alerta que, se as tendências atuais persistirem, mais de 770 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo poderão enfrentar sobrepeso e obesidade até 2035, um aumento de 22% em relação a 2020.
As causas da obesidade são diversas e incluem desde fatores genéticos até hábitos de vida sedentários e alimentação desbalanceadas. Além disso, problemas psicológicos como depressão e transtorno alimentar compulsivo também podem contribuir para o ganho de peso.
Os riscos associados ao excesso de peso podem incluir hipertensão arterial, problemas ortopédicos, diabetes, apneia do sono, além de aumentar o risco de vários tipos de câncer e complicações cardíacas.
Causas da Obesidade:
- Ter alguma doença que contribua para o ganho de peso, como hipotireoidismo;
- Dieta desbalanceada;
- Hábitos sedentários;
- Predisposição genética;
- Transtornos psicológicos, como depressão ou transtorno alimentar compulsivo;
- Privação de sono.
Problemas causados pelo excesso de peso:
- Diabetes;
- Hipertensão arterial;
- Infarto ou derrame
- Problemas ortopédicos;
- Apneia do sono;
- Aumento do risco de diversos tipos de câncer
O tratamento para a obesidade envolve uma abordagem multidisciplinar, que inclui mudanças na alimentação, prática regular de atividades físicas e acompanhamento médico e psicológico. Além disso, medicamentos modernos estão sendo desenvolvidos para tratar a doença crônica. No Brasil, dois novos medicamentos injetáveis devem chegar ao mercado em 2024 e prometem ajudar no tratameto da obesidade, são eles: Wegovy e Mounjaro.
Para quem está acima do peso é importante estar atento aos sinais, ao perceber sintomas como ganho de peso progressivo, falta de energia , pressão alta e colesterol elevado, a recomendar é bucar ajuda de um especialista.
Saiba Mais:
Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.