Um recente estudo publicado na revista JAMA revelou os benefícios da cirurgia bariátrica para o controle do diabetes tipo 2, destacando uma redução nos níveis de açúcar no sangue e uma menor dependência de medicamentos a longo prazo. O procedimento, também conhecido como cirurgia de redução do estômago, tem sido reconhecido como uma intervenção eficaz para tratar a obesidade e diabetes.
O portal Um Diabético entrevistou o médico endocrinologista do Departamento de Obesidade e Síndrome Metabólica da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) Marcio Mancini, que ressaltou a importância dessas descobertas. “Os pacientes com diabetes tipo 2 e obesidade normalmente apresentam diminuição dos níveis do diabetes nos primeiros dias a semanas após a cirurgia bariátrica”, explicou o Dr. Mancini. “Já para os pacientes com diabetes tipo 1 e obesidade, é comum observar uma diminuição na necessidade de insulina, com doses menores.”
O estudo comparou os níveis de açúcar no sangue e o uso de medicamentos em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica e àqueles que seguiram um tratamento médico não cirúrgico. Os resultados mostraram que os participantes que passaram pela cirurgia tinham níveis de açúcar no sangue significativamente mais baixos e necessitavam de menos medicamentos para diabetes em comparação com o grupo de tratamento não cirúrgico.
De acordo com a chefe da clínica de endocrinologia da Stanford Health Care Marilyn Tan, a cirurgia bariátrica ajusta o processo digestivo, para que ocorra uma redução na ingestão de alimentos e em alterações hormonais que contribuem para o tratamento do diabetes tipo 2. “É uma opção mais invasiva, porém altamente eficaz a longo prazo para esses indivíduos”, destacou.
Apesar dos benefícios, muitas pessoas relutam em fazer a cirurgia devido aos seus riscos e complicações potenciais. O estudo identificou que anemia, fraturas ósseas e complicações gastrointestinais eram mais comuns em pessoas que passaram pelo procedimento. No entanto, a médica enfatizou a importância da nutrição adequada e da suplementação vitamínica para prevenir esses problemas.
Os cuidados que as pessoas com diabetes que fizeram cirurgia bariátrica precisam ter são semelhantes aos das pessoas que não tem a doença, é necessário ter uma vigilância com relação a parte nutricional, principalmente com vitaminas, minerais e proteínas além da reposição de vitamina B12, vitamina D e cálcio. É importante ter um acompanhamento médico próximo para garantir a segurança e eficácia do tratamento.
Embora a cirurgia bariátrica represente um custo inicial mais elevado do que o tratamento médico convencional, estudos mostram que ela se torna mais rentável a longo prazo. A esperança é que esses resultados incentivem a ampliação do acesso à cirurgia bariátrica para pacientes com diabetes tipo 2, proporcionando uma opção eficaz para o controle da doença e melhoria da qualidade de vida.
Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.