Fabricante chinesa afirma que a medição é feita com base na análise em tempo real dos sinais vitais do usuário; Huawei Watch 4 deve ser lançado no Brasil “em breve”
Maurílio Goeldner, da Redação Um Diabético
A corrida tecnológica mundial para lançar o primeiro relógio inteligente capaz de medir a glicemia já tem um vencedor. A chinesa Huawei acaba de anunciar que conseguiu fabricar um smartwatch com essa funcionalidade, é o Huawei Watch 4.
Disponível na China e na Europa ele pode chegar ao Brasil em breve. “Por meio do sistema atualizado HUAWEI Truseen™ 5.0+, que analisa diversos indicadores de bem-estar, o relógio consegue avaliar o alto nível de açúcar no sangue. Atualmente a função só está disponível na China, mas a Huawei está empenhada em expandir para o mercado global”, disse Murillo Marques, gerente de produtos da Huawei CBG Brasil, em entrevista ao portal Um Diabético.
Segundo a empresa, a medição é feita com base na análise em tempo real dos sinais vitais do usuário. “O Watch 4 rastreia a oxigenação do sangue e consegue fazer eletrocardiograma para monitorar continuamente a frequência cardíaca, entre outras funções voltadas ao monitoramento da saúde. A partir dos dados coletados, o smartwatch é capaz de identificar possíveis riscos de diabetes e outros fatores de risco para a saúde”, explica Marques. O modelo também avisa o usuário se o batimento cardíaco ou o nível de oxigênio do sangue estiverem anormais, consegue analisar o sono e seus estágios e acompanhar o ciclo menstrual das usuárias.
Na China o smartwatch está custando por volta de 3399 yuans e na Europa o preço sugerido é de 449 euros. Convertendo pra nossa moeda dá aproximadamente 2,4 mil reais. Mas o preço de lançamento para o Brasil ainda não foi divulgado.
Testes e regulação
Para o lançamento do relógio inteligente a fabricante realizou estudos aprofundados e longos períodos de teste para desenvolver o medidor mais preciso possível. “Todos os componentes dos produtos da Huawei passam por rigorosos processos de teste para garantir sua precisão, qualidade e segurança – especialmente quando se trata de um recurso voltado para o monitoramento do bem-estar. No caso da análise de risco de glicemia, a função foi testada e desenvolvida em colaboração com hospitais e profissionais na China”, conta Marques.
A empresa também afirma que a função de medição de glicose foi aprovada por órgãos de regulação na Europa e na China: “Até o momento, a função de medição da glicose no sangue já está aprovada na China, por isso a função só está liberada lá até o momento”.
Não substitui o sensor
O diabetes é uma doença crônica e a monitoração da glicemia pode ser decisiva em momentos críticos, por isso a fabricante alerta que o relógio inteligente não substitui os sensores de monitoramento contínuo, específico para pessoas com diabetes. “Não é um dispositivo médico. Os dados de medição e os resultados são apenas para referência, não servindo como base para diagnóstico e tratamento. As funções de monitoramento podem ajudar os usuários a entender melhor seus hábitos, mas a Huawei sempre recomenda que um profissional da área médica seja consultado”, alerta o gerente de produtos.
gostaria de ter crteza mesmo,pois estou a procura faz tempo
Cara até 20% de diferença, pouco vai mudar, pois os aparelhos convencionais que a gente encontra no SUS ou farmácias para comprar também tem essa margem de erro, mas o meu problema é que não consigo monitorar a glicose a todo momento e tenho muitas quedas, esse aparelho vai ser revolucionário quando estiver acessível aos Brasileiros, também o custo deverá ser menor, porque se ele custa quase R$ 3.000,00 com os impostos vi a quase 5 mil, ai quem ganha pouco nunca conseguirá ter um.
Marcelo! Comprei um destes relógios no Ali Express por 208,00 reais . Está chegando e vamos testar…. Olha lá, tem vários modelos….
Rosângela, boa noite. Meu nome é Glaura, vi q comprou um smartwatch que faz medição de glicemia…deu certo? É bom? Me manda o modelo ou foto…por favor
Prezada Glaura-comprei um relógio que mede glicemia e muitos outros parâmetros de saúde e esportivos,o mais caro que achei na internet,para o Brasil,cerca de 400 reais.Recebi,testei-como sou pré-diabético e hipertenso,ambas controladas,tenho vários aparelhos de medições para tais patologias.Não sou médico,apenas leio fontes confiáveis.Bem,o relógio mede as coisas,mas erra muito.Tende a levar tudo para o padrão saudável.Por exemplo,a pressão padrão é 120/80.Então,se o real for 160,ele mostra 130,se for 60,ele mostra 75,e por aí vai.Se a pessoa é saudável,suas mediçoes erram 10%,mas se for hipertensa,diabética,taquicárdica,etc,o erro vai pra mais de 40%.Mas mede todos os parâmetros do anúncio,alguns melhor,outros pior.Parece que o Huawei em tela é(ou será)bem melhor,mas como um colega comentou antes,vai custar muito mais do que se vc tiver vários aparelhos,vendidos em farmácias,para doenças específicas.Abraços.
Obrigada pela resposta
Bom dia ! Estou utilizando um smart watch hw57 pro comprado no mercado livre a cerca de 3meses e a medição tem uma margem de 20% em relação ao medidor tradicional! Contras: ainda preciso do software instado no celular e as vezes esse sincronismo não funciona tão bem ! Mas da para mim ter uma ideia quando minha glicemia está alta e preciso tomar o remédio
Carlos sou diabético tipo 2 , meu endócrino me falou uma coisa e tem coerência. Nunca tome o remédio para baixar, sempre toma para não subir. A não ser insulina que baixa quase de imediato, mas medicamentos normais demora até 3 horas para começar a baixar a glicose. Então mesmo se a glicose estiver próximo do aceitável costumo tomar os medicamentos, porque até fazer efeitos, eu já ingeri algum tipo de alimentação com glicose ou não.
Por que não comenta depois que chegar e testar o produto então? Que comentário inútil.
Infelizmente vc. foi enganada. Estes relógios nessa faixa de preço, trabalham com modelos estatísticos, que não tem medidas em tempo real de fato.
Complementando,o relógio não tem marca ou fabricante,como é comum nestes produtos.Chama-se,no manual,”Movement Smart Watches”,no anúncio do site(que esqueci)era outro nome.O acabamento,design,materiais,funcionalidades ,são muito bons,e achei bonito(opinião pessoal).E tem um sistema de carga ótimo,um imã que não aceita posição invertida do plug,facílimo de usar,muito inteligente,nunca vi semelhante,mas sou restrito em quantidade e tipo de parafernálias semelhantes.
Pessoal cuidado com esses relógios chineses que dizem medir pressão e glicemia, sem nem as grandes empresas como Apple, Samsung e Hauwei conseguiram desenvolver um sensor fidedigno, como eles conseguiram? A espera por um relógio com essa funções é muito grande e com certeza será de grande valorização para a empresa que conseguir. Três testes simples que pode fazer é primeiro medir com ele fora do pulso, segundo ficar ele em algo com formato de pulso, algo cilíndrico, e terceiro medir a sua pressão em repouso e imediatamente medir de um amigo que está fazendo atividade física, dos relógios que teste nenhum passou nesses três testes, caso o seu passe fineza informar o modelo para a gente.
Comprei um mas nem sei como funciona,nao esplica nada em portugues,ja fis de tudo mas nao aparece nada ja mudei a pulseeira de lado e nao funciona o que fazer
a marca e SMART BRACELET
Para glicemia ainda não existe um relógio confiável. Não tem nenhuma precisão. É uma ilusão dizer que o lazer faz êste papel. Mentira de Chinês.
Nereu; gostaria de saber de qual fator que devo multiplicar para obter a glicose no sangue através do relógio inteligente?