Tom Bueno e Maurílio Goeldner, da Redação Um Diabético
A obesidade ou o sobrepeso é um fator de risco importante para o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Estima-se que 9 em cada 10 pessoas com esse tipo de diabetes estejam acima do peso.
Vale reforçar que o diabetes é uma doença crônica que altera a forma como o corpo processa o açúcar no sangue. Quando uma pessoa tem diabetes, o corpo dela não consegue produzir ou usar a insulina de maneira eficiente, o que pode levar a níveis elevados de açúcar no sangue. Existem dois tipos principais de diabetes: tipo 1 e tipo 2.
O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, em que o sistema imunológico do corpo ataca as células responsáveis pela produção de insulina.
O diabetes tipo 2, por outro lado, é o tipo mais comum e geralmente ocorre quando o corpo não consegue usar a insulina de maneira eficiente ou a produção desse hormônio vai reduzindo com o passar do tempo. Quase metade da população que convive com esse tipo de diabetes no Brasil nem sabe que tem a doença, portanto não faz o tratamento necessário.
Como já dito, a obesidade ou o sobrepeso é uma característica comum entre pessoas com diabetes tipo 2 e perder peso faz parte do tratamento.
Quando as pessoas com diabetes emagrecem, com hábitos saudáveis e tratamento correto, seus corpos ficam menos resistentes à insulina e seus níveis de açúcar no sangue podem diminuir. Além disso, a perda de peso pode melhorar outros problemas de saúde relacionados ao diabetes, como pressão arterial alta e colesterol alto.
A endocrinologista Dra. Denise Franco, que é membro da Sociedade Brasileira de Diabetes explica que perder peso pode ser tão benéfico que, dependendo do tempo de diagnóstico e da gravidade da doença, é possível alcançar a “remissão” da condição crônica. Na prática, é como se o diabetes ficasse adormecido enquanto o peso e os hábitos saudáveis forem mantidos. “Os estudos mostram que quanto mais cedo essas mudanças acontecerem, maior a chance de remissão do diabetes tipo 2 quando ocorre a perda o peso”, reforça a Dra. Denise Franco.
Sim, é verdade que perder peso ajuda a controlar o diabetes e dependendo do caso pode ocorrer a remissão da doença crônica.
Conta nos comentários qual a sua estratégia pra atingir sua meta!
últimas notícias do portal:
- Evento Divabética reúne pessoas com diabetes em um dia de inclusão e troca
- Perfil de nutricionista com diabetes é hackeado: seguidores são alvo de golpe
- INEP nega reaplicação do Enem para estudante com diabetes após alarme disparar “exclusores”
- Hipoglicemia: condição traz desafios sociais e de saúde para pessoas com diabetes; veja como tratar e previnir
- Pesquisadores criam sistema com IA e videos curtos que identifica diabetes em 5 segundos
Bom dia , sou Glivandro e descobri que estava com diabetes tipo 2 no final do an passado, especificamente em dezembro. Fiz um exame de rotina por acaso e la estavaa glicemia m 305.
Iniciei o tratamento perdi muitos quilos atraves de dieta e medicação oral, hj meus ultimos exames atestaram a glicada em 5.2%, um bom sinal de diabetes controlada, mas apesar de comer um pouco mais a vontade creio que respeitando os limites, ainda tenho medoo de comer principalmente no café da manha , onde enjoei varios alimentos enao consigo tomar cafe a vontade, a nao ser quando como um pãozinho rsrrs, pois não tenho muitos recursos financeiros para pagar nutricionista periodicamente. Procuro manter os niveis deealimentaçao em carboidratos mais ou menos deacordo e nesses dias estoucomendo ate chocolate( 30g) por dia. No mais vamos continuar na luta e com a graça e misericordia de Deus vai dar certo!
Excelentes informações e gratuitas para as pessoas que são diabéticas assim como eu