O diagnóstico de diabetes vem acompanhado de muitas dúvidas e medos. O que a gente projeta para o futuro é uma vida de limitações e renúncias por causa da doença. “Ah, você tem diabetes, não pode fazer isso… não pode fazer aquilo…”. Será mesmo?
TOM NA TELINHA
Como jornalista, eu sempre tive o sonho de ser apresentador de televisão. Eu já trabalhava em uma emissora de TV, mas fui demitido meses depois de descobrir que tinha diabetes. Mas esse obstáculo não me desmotivou e serviu, na verdade, como um estímulo para continuar tentando alcançar meu objetivo.
E deu certo… anos depois, eu tive a oportunidade de ser apresentador de televisão e, melhor ainda, fazer um dos programas mais populares da TV brasileira. Foi assim que eu realizei um sonho e também pude falar com mais pessoas no país inteiro, compartilhando conhecimento e estimulando a busca pela informação correta sobre o diabetes.
CONHECER O MUNDO
Eu sempre tive vontade de viajar mundo a fora, mas com o diagnóstico de diabetes eu acreditei que esse sonho não se realizaria, devido aos cuidados e tratamentos da doença. Mas, felizmente, eu estava muito enganado!
Depois que aprendi a lidar com o diabetes, a me cuidar melhor, a me informar mais, eu vi que estava ainda mais preparado – em todos os sentidos – para conhecer o mundo. Eu pude conhecer vários países, só esse ano viajei quatro vezes para o exterior. Apesar do diabetes, eu expandi minhas próprias fronteiras.
O EMPREGO DOS SONHOS
Hoje eu posso viajar pelo Brasil, conhecer pessoas, realidades diferentes, aprender e compartilhar conhecimento. Tudo isso com diabetes e por causa do diabetes! É gratificante poder exercer esse papel de falar sobre uma doença crônica, que afeta cerca de 16 milhões de brasileiros, e levar até eles o conhecimento necessário para poder viver melhor.
Eu gosto de dizer que problemas todo mundo tem, o que muda é como cada um encara esse problema. A partir do momento que mudei minha postura diante do diabetes, a minha vida também mudou e percebi que eu não teria que desistir dos meus sonhos por causa da doença.
Você já esteve nesse lugar? De achar que sua vida seria limitada e sem graça por causa do diabetes? Ou já realizou sonhos mesmo com a doença? Conta aqui embaixo pra gente inspirar mais pessoas!
Eu fui diagnosticada a pouco tempo e levei um baque. Ainda estou sofrendo com essa realidade, principalmente pq não posso comer as coisas que gosto. Como já tenho uma certa idade e não tenho nenhum vício, comer era o que me fazia feliz! Por favor quando possível me diga o que você come ou melhor o que podemos comer, pq parece que tudo vira açúcar no corpo afffff. Se puder me ajudar, te agradeço muito. Bjs
Eu também já imaginei, um dia, que muitas coisas não poderia realizar por causa do diabetes ! Mas sabendo controlar a glicemia, através de uma alimentação balanceada, exercícios físicos e medicamentos é possível levar uma vida ” quase normal”!!!